São Paulo, domingo, 13 de outubro de 2002

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Viagem a Minas deu origem à idéia

DA REDAÇÃO

A Imagem Mágica surgiu em 1995, quando o fotógrafo André François fazia um documentário no interior de Minas Gerais e emprestou sua câmera fotográfica para um menino. Ao notar o deslumbramento do garoto com as imagens reveladas, François percebeu que podia educar o olhar das crianças pela fotografia.
Primeiro individualmente, François levou sua proposta a escolas e buscou parceiros na iniciativa privada e no terceiro setor. Com o tempo, reuniu outros profissionais até que, há dois anos, constituiu a organização na forma de uma Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público).
A estrutura de uma Oscip permite que qualquer financiamento seja abatido no Imposto de Renda, e não faltam entusiastas do projeto. "Não há quem não conheça nossa proposta e não se apaixone por ela", diz François.
O caso da Aldeia do Futuro é exemplar. Iniciada timidamente em fevereiro como uma atividade complementar, a Oficina do Olhar causou um impacto tão positivo que forçou a abertura de um novo curso profissionalizante, o de fotografia.
"O mais interessante é que o pedido veio dos jovens", conta Genilva de Sousa Borges, diretora pedagógica da Aldeia. "A exigência, vinda deles na forma de negociação, sem revolta, já é um grande passo", diz.
Além do trabalho social, a Oscip organiza Oficinas para Escolas. Aplicadas na diretoria de ensino centro-oeste da Secretaria Estadual de Educação, essas células de educação praticamente eliminaram a evasão escolar durante o período de recuperação intensiva de férias, de 2000 para 2001.
"Meu próprio filho se entusiasmou com a aula e não entrou mais em recuperação", testemunha o assistente técnico pedagógico da diretoria centro-oeste, Rui Esteves. "Agora estamos querendo aprovar um projeto interdisciplinar para treinar professores para que possam trabalhar com fotografia na sala de aula."
Em torno de 1.175 professores e educadores paulistas já foram capacitados pela Imagem Mágica, e François acumula 500 ofícios de escolas públicas solicitando o treinamento. Aprovação ao projeto, pelo visto, não falta. "Falta quem concretize as doações", lamenta François. (LF)


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