São Paulo, quinta-feira, 13 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VISÃO PANORÂMICA

Sem pórtico, pedestre vê jardim em praça

Retirada de portal dá novo visual à São João

DANIELA TÓFOLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Bastou retirar um portal de concreto e uma nova vista apareceu na cidade. Desde segunda, quem passa pela av. São João, no centro, e olha para o Anhangabaú pode admirar o jardim da praça Antônio Prado, com o prédio do Banespa ao fundo.
Há anos, tantos que nem o subprefeito da Sé, Andrea Matarazzo, nem trabalhadores antigos se lembram, o pórtico foi instalado para enfeitar a região. Mas teve efeito contrário. "Era horrível, não dava para ver nada", diz Edmundo Mota, 41, há 20 anos trabalhando na região.
Na semana passada, Andrea Matarazzo mandou retirar o pórtico, uma espécie de portal que marcava o início do calçadão da avenida São João. "Aquilo poluía a região. Não tinha o menor sentido deixá-lo lá."
Para o ambulante Cândido Pinheiro Castro, 67, vendedor de pilhas e apetrechos eletrônicos, a retirada do pórtico era desnecessária. "Gastaram dinheiro para fazer o negócio e agora mais dinheiro para retirar."
Outra avenida do centro que será embelezada é a São Luís. Na próxima semana, começa o plantio de mudas de dama-da-noite. A idéia é que os pedestres e os motoristas possam sentir o perfume dessas flores durante o entardecer.


Texto Anterior: Nova paisagem: Bexiga ganha "jardim das árvores decepadas"
Próximo Texto: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.