São Paulo, quinta-feira, 13 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENSINO PRIVADO

Aumento médio é de 8%

Mensalidades devem superar a inflação

DA REPORTAGEM LOCAL

Estudo preliminar do sindicato que reúne as escolas privadas do Estado de São Paulo, o Sieeesp, indica que as mensalidades vão aumentar em janeiro de 2006 além da inflação prevista para 2005.
O cálculo feito com 120 dos 8.325 colégios revela um aumento médio de 8%. Já a inflação prevista para a cidade de São Paulo em 2005 é de 5%, segundo a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). Para o país, a previsão é de 5,22%, segundo o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), uma estimativa do mercado financeiro, segundo pesquisa do Banco Central.
Apesar de representar apenas 1,5% do total de escolas do Estado, o universo pesquisado indica uma tendência próxima ao aumento que será praticado a partir de janeiro, avalia Roberto Prado, diretor do Sieeesp. "Algumas planejam aumentar só 3%. Outras, 15%. Os donos das escolas sabem que quanto mais sobe a mensalidade, maior é o risco de perderem alunos para a concorrência", analisa Prado.
Ele afirma que a elevação média de 8% não é resultado de uma pesquisa científica. "Certeza só teremos em janeiro, depois dos aumentos praticados pelas escolas."
Já Sylvio Gomide, 2º vice-presidente do Sieeesp, afirma não ser possível comparar o aumento das mensalidades com a inflação prevista para 2005. "Uma coisa é o índice oficial, que deve ficar em torno de 5%. Outra coisa bem diferente são os juros reais praticados pelos bancos, que formam um custo real bem maior para o empresário brasileiro. Dizer que a inflação é de apenas 5% é uma piada, é papo furado", diz Gomide.
A presidente da Associação de Pais e Alunos do Estado de São Paulo, Hebe Tolosa, critica o aumento estimado pelo Sieeesp.
"Se for confirmado o aumento de cerca de 7% para os professores [que têm dissídio salarial em março], quem elevar a mensalidade acima disso terá de apresentar boas justificativas."
(FABIO SCHIVARTCHE)


Texto Anterior: Área de humanas tem carência de pesquisadores
Próximo Texto: Validade do diploma é importante
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.