São Paulo, terça, 13 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SP espera mais ICMS; Estado, não

da Reportagem Local

A Prefeitura de São Paulo estima que, em 99, o valor do Orçamento anual terá um crescimento real de 28,2% em relação ao de 98.
O Orçamento encaminhado pelo prefeito Celso Pitta (PPB) à Câmara prevê uma expansão de 8,8% das receitas correntes -arrecadação do município com taxas e impostos mais as transferências do Estado e da União.
A expansão da arrecadação prevista em São Paulo embute a possibilidade de aumento nos repasses de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) do Estado para o município.
Pelos cálculos do prefeito Celso Pitta, a prefeitura terá em 99 um aumento da ordem de 2,5% nos repasses de ICMS.
A expectativa do prefeito, porém, vai na direção oposta ao planejamento do governo do Estado.
Segundo a assessoria econômica da liderança do governo na Assembléia, o Estado espera para o ano que vem um crescimento de 4,2% na arrecadação do ICMS, sua principal fonte de receita.
Descontada a inflação projetada para 99, esse valor cai para 0,67%, o que fez o Estado prever em seu Orçamento encaminhado à Assembléia uma expectativa de arrecadação de ICMS estável e sem elevação dos índices nos repasses para os municípios.
Ainda em contraste ao planejamento do município, o Estado de São Paulo projeta uma situação de crescimento econômico próximo de zero com poucos investimentos externos no ano que vem.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.