UOL


São Paulo, quinta-feira, 13 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Internet se expande nas cidades

DA SUCURSAL DO RIO

De 1999 a 2001, o percentual de cidades brasileiras com provedor de internet aumentou 53%. O total de cidades com tal serviço chegou a 23% em 2001. Eram 1.262 municípios com provedor naquele ano, contra 844 em 1999, segundo a Pesquisa de Informações Básicas Municipais, do IBGE.
Existem mais cidades com provedor de internet do que com cinema (8%), orquestra de música (6%), teatro (19%) e museu (17%). O provedor, porém, está longe de ser o mais frequente.
O aparelho cultural presente no maior número de cidades é a biblioteca pública. Está em 79% dos municípios brasileiros. Em seguida, aparecem ginásios ou estádios (76%). Mas o número total de ginásios é quase o dobro do de bibliotecas: 11.045, contra 5.932.
Para o cientista político Antonio Carlos Alkmim, técnico do IBGE, o dado mais importante -e surpreendente- é o alto percentual da municípios com bibliotecas.
Além de estímulo à leitura, o espaço pode ser usado, segundo ele, para difusão de outros conteúdos culturais, como teatro e vídeo. "É bom que os governos saibam disso para adotar políticas na área."
Além do provedor, segundo Alkmim, chama a atenção a expansão dos teatros (36%) e dos cinemas (14%), em relação a 1999. Os cinemas voltaram a crescer por causa das salas multiplex nos shoppings de cidades médias.
Na média, as cidades têm 5,9 equipamentos culturais. Mas 153 (2,8%) não possuem nenhum.


Texto Anterior: Cidade só teve mulher no poder
Próximo Texto: Panorâmica - Urbanismo: Arquitetos debatem Minhocão na FAU
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.