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SAÚDE
Valor já atingiu R$ 6,3 milhões
Multa de propaganda de remédio dobra em 2004
LUIS RENATO STRAUSS
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
A aplicação de multas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em propagandas
irregulares de medicamentos já
dobrou neste ano em relação a
2003. O valor total dos processos
contra a indústria farmacêutica já
atingiu R$ 6,3 milhões de janeiro
a outubro, contra R$ 3,1 milhões
no ano passado inteiro.
Os números referem-se a apenas uma parcela das ações que
precisam ser julgadas. O valor de
2003 representa, de 665 autos de
infração, 97 multas que já passaram pelos trâmites administrativos. Ou seja, a empresa recorreu
da decisão, a Anvisa analisou novamente e manteve a pena. A ação
pode seguir para a Justiça.
A soma deste ano refere-se a 222
multas de um total estimado de
até 1.300 autos de infração aplicados até o fim de novembro. Segundo a Anvisa, a competitividade do setor leva as empresas a
omitirem informações ou a passarem a sensação de que o produto é um "santo remédio". O mercado farmacêutico movimentou
R$ 14 bilhões em 2003. O setor
ocupa o terceiro lugar no ranking
de investimentos em publicidade,
gasto de R$ 380 milhões em 2003.
A Febrafarma (Federação Brasileira da Indústria Farmacêutica)
afirma que a lei atual não é clara e
possui brechas que permitem diversas interpretações. Antes de
irem para a Anvisa, as peças publicitárias são analisadas por
equipes de 14 universidades e, diz
a federação, os alunos não estão
preparados para a análise.
O mais grave, porém, é o alto índice de anúncios de medicamentos sem registro na Anvisa.
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