São Paulo, quarta-feira, 13 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Iniciado tombamento de 40 imóveis próximos ao Theatro São Pedro

Prédios e casarões do século passado só serão alterados após conselho aprovar

AFRA BALAZINA
DA REPORTAGEM LOCAL

Quarenta imóveis no entorno do Theatro São Pedro, importante marco cultural e da ocupação urbana do começo do século passado em São Paulo, só poderão ter a fachada e a cobertura alterados após autorização. A resolução foi do Conpresp (conselho municipal do patrimônio histórico). Cerca de 150 lotes da região terão ainda de respeitar restrições de altura - -que variam de 7 metros a 25 metros. A ordem para a iniciar tombamento da área que envolve o teatro, na Barra Funda, foi publicada ontem no Diário Oficial.
Segundo Mirthes Baffi, diretora de preservação do DPH (Departamento do Patrimônio Histórico), a intenção é "preservar configurações urbanas contemporâneas ao Theatro São Pedro, que definem o seu ambiente". Estudo para definir área protegida durou três anos.
O teatro foi tombado pelo Condephaat (conselho estadual do patrimônio histórico) em 1984 e a decisão foi ratificada pelo Conpresp em 1991.
Em 2004, uma liminar impediu a demolição de sobrados do entorno do teatro para a construção de um edifício de 19 andares. À época, o promotor Carlos Alberto de Salles afirmou que, além de possuírem valor cultural, os sobrados "estão incorporados à paisagem local".
De acordo com Mirthes, o perímetro não se restringiu ao que está muito próximo do prédio. "É uma coisa que extrapola só a questão visual, está também relacionado à maneira como se formou o bairro", disse.
Nem todos os imóveis do perímetro destacado pelo conselho, entretanto, sofrerão restrições. "Na periferia dessa área, por exemplo, os moradores poderão alterar os imóveis, mas terão que comunicar" afirma. Mirthes diz que no eixo da rua Dr. Albuquerque Lins, por exemplo, foi feito um controle de altura para que seja possível ver o teatro pelo menos duas quadras antes do prédio.
Na opinião de Lucila Lacreta, urbanista e arquiteta do movimento Defenda SP, a iniciativa de tombar a área é positiva.
Agora, serão feitos estudos mais aprofundados para realizar o tombamento definitivo. "Temos detalhamento grande, é provável que quase não hajam modificações", diz.

História
O Theatro São Pedro foi inaugurado em janeiro de 1917 com a encenação de peças. O prédio, em tons salmão, foi construído no estilo neoclássico. É revestido por cortinas de veludo vermelhas e verdes, alusão a Portugal, tem vitrais importados da França.


Texto Anterior: PF indiciou os pilotos com base em gravação de diálogo na cabine
Próximo Texto: Bahia: Catamarã não era autorizado a realizar trajeto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.