São Paulo, sábado, 13 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prefeituras têm 5,2 milhões de trabalhadores

DA SUCURSAL DO RIO

O IBGE contabilizou, em 2008, 5,2 milhões de pessoas ocupadas em prefeituras de todo o país. Desse total, 64,7% eram estatutários, 10,9% contratados sob o regime da CLT e 9% tinham cargos comissionados -de direção ou assessoramento, sem pertencer aos quadros de funcionários do município.
Outros 15,4% foram contratados sem vínculo empregatício permanente -estão nesse contingente de consultores a estagiários, mas sempre pessoas físicas.
Com a obrigatoriedade legal de concurso voltado apenas para a contratação de funcionários estatutários, caiu o percentual de celetistas -era de 18,5% em 2004. Cresceu, porém, o de contratos sem vínculo, que estava em 9,4% em 2004.
Nesses números, o IBGE não leva em conta os empregados terceirizados de prestadores de serviços das prefeituras. Isso porque é contratada a empresa a realizar a obra ou o serviço, e não os funcionários que vão realizá-lo.
Na administração direta municipal, o IBGE constatou um aumento da escolaridade. O percentual de funcionários com nível superior subiu de 22,6% em 2005 para 25,6% em 2008.


Texto Anterior: Estado submerso: Em Santa Catarina, Lula pede paciência a vítimas de chuvas
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.