São Paulo, domingo, 14 de janeiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Confiamos nos bons de mídia"

DAS REGIONAIS

O presidente do PT em São Paulo, Paulo Frateschi, afirma que o partido pediu aos novos prefeitos que não substituam a política por marketing pessoal. "Mas confiamos naqueles que são bons de mídia."
"Se a ação de mídia enaltecer o projeto político do PT, ótimo, se não, o prejuízo vamos ver daqui a dois anos."
O presidente nacional do partido, José Dirceu, não acha que os prefeitos petistas estejam agindo de forma populista. Para ele, a orientação aos prefeitos é de que a imprensa tenha acesso às informações.
O presidente de honra do partido, Luís Inácio Lula da Silva, foi procurado pela Folha na última quarta-feira, mas disse que estava em férias e que só falaria a partir de amanhã.
O prefeito de Campinas, Antonio da Costa Santos (PT), nega ter conhecimento da "cartilha" e afirma que não mudou seu comportamento depois de eleito. "Minhas atitudes não são propositais, eu já as tomava antes. Só que agora a mídia dá destaque porque sou prefeito."
"Faço o que todo prefeito comprometido com a população faria", diz o prefeito de Jacareí, Marco Aurélio de Souza.
Antônio Palocci Filho é outro que descarta os factóides. "Seria se eu tivesse ido aos lugares e anunciado coisas. Estou visitando com uma pessoa da Secretaria de Infra-Estrutura que anota o que precisa ser feito."

Especialistas
Especialistas entendem que o PT adotou mesmo a estratégia do factóide, mas descartam a expressão "populista" para definir as ações dos prefeitos.
"Não dá para pensar em populismo quando o meio de comunicação faz essas pessoas entrarem em nossas casas o tempo todo", disse o coordenador do Núcleo de Estudos Estratégicos da Unicamp Eliezer Rizzo de Oliveira.
Maximiliano Martin Vicente, professor da Unesp de Bauru, diz que os prefeitos estão em "lua-de-mel" com a população.
"Isso vai mudar com o vencimento do IPTU. Quando a população começar a reclamar, eles vão saber verdadeiramente o que é estar no governo."


Texto Anterior: Educação: Cartilha orienta marketing de petistas
Próximo Texto: Falcão quer facilitar o acesso dos vereadores a dados da prefeitura
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.