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CONSUMO
Setor de telefonia ocupa a primeira posição pelo quinto ano consecutivo; Telefônica e Telesp Celular também estão entre as campeãs
Embratel lidera ranking de reclamações
FERNANDA NAGATOMI
DA REPORTAGEM LOCAL
A Embratel é campeã em número de reclamações no Procon-SP
(Fundação Proteção e Defesa do
Consumidor), com 1.255 queixas
no ano passado, deixando a Telefônica, quatro anos consecutivos
na primeira posição, em quarto
lugar com 863 reclamações.
Segundo a diretora de atendimento do Procon-SP, Maria Lumena Sampaio, a maioria das reclamações da Embratel foi gerada
porque o usuário de internet, ao
acessar sites eróticos ou de jogos,
se desconecta, sem perceber, do
provedor local e se conecta a um
provedor estrangeiro. Assim, a
conta de telefone fica mais alta, já
que os pulsos são cobrados como
ligação internacional.
Das 376.553 reclamações,
22,12% delas são do setor de telefonia. Além da Embratel e da Telefônica, a Telesp Celular, com
304 queixas, é a 10ª colocada entre
as empresas que receberam mais
reclamações.
Sampaio afirma que a Telefônica tem muitas reclamações de assinantes do Speedy e pelo fato de a
empresa cobrar tarifas adicionais
para a aquisição de linha telefônica em regiões periféricas da cidade de São Paulo. Outro fato mencionado é a não-discriminação de
pulsos, que sempre foi uma das
reclamações do serviço.
Outro dado que chama a atenção é que, entre as dez primeiras,
metade é do setor de serviço essencial. Além da telefonia, há a
Eletropaulo e a Sabesp, com 653
(5ª) e 328 (7ª) queixas, respectivamente. Quanto à Eletropaulo, a
nova classificação dos consumidores de baixa renda foi o principal motivo do aumento de reclamações. De acordo com o Procon,
essa nova tarifa exclui boa parte
da população carente.
No setor financeiro, duas empresas se destacam em número de
reclamações: a Sul América Capitalização, com 1.041 queixas (2ª), e
a Credisul (empresa de cobrança), com 927 (3ª). Sampaio diz
que, no caso da Sul América Capitalização, o consumidor compra o
título de capitalização pensando
que está fazendo um financiamento para compra de carro ou
casa própria.
A Kolumbus Móveis, com 311
queixas, na 8ª posição, e a LG Eletronics, em 9º lugar com 308 reclamações, são as duas empresas
do setor de produtos com mais
reclamações no Procon. A 6ª posição é da Fazendinha Club (clube
social), com 337 queixas registradas. Das dez empresas que tiveram mais reclamações, apenas
três não são fiscalizadas por agência reguladora. Alexandre de Moraes, secretário de Justiça do Estado de São Paulo, disse que o aumento dessas queixas ocorre porque as agências não cumprem o
seu papel de fiscalização.
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