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São Paulo, sexta-feira, 14 de março de 2003

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OUTRO LADO

Empresa diz que maioria dos casos foi solucionada

DA REPORTAGEM LOCAL

A Embratel informa que os números divulgados pelo Procon não coincidem com os da empresa. A companhia diz que, no ano passado, participou de 1.911 audiências com o Procon-SP, sendo que 1.077 casos foram solucionados.
Em relação às reclamações sobre ligações internacionais indesejadas, a empresa informou que foi elaborada em parceria com o Procon uma cartilha, alertando sobre os cuidados na navegação na internet. A Embratel alega não ter controle sobre essas operações.
A Sul América Capitalização informa que muitos consumidores fizeram queixas quando o caso já havia sido resolvido. Segundo o diretor de marketing da Eletropaulo, Luiz Hernandes, as 339 reclamações que constam como não-atendidas foram consideradas improcedentes pela empresa. Disse que o critério de tarifa de baixa renda foi aprovado pela Justiça.
A Sabesp teve um problema localizado de expansão de serviço na zona leste de São Paulo e por isso, no período de adaptação, teve um número maior de reclamações, segundo a ouvidora, Lucia Dal Medico.
A Telefônica informou que, devido à melhoria no atendimento, obteve seu melhor resultado no ranking do Procon. A empresa alega que a instituição leva em consideração números absolutos, sem dimensionar a base de clientes.
Para a LG Eletronics, em 2002 houve um aumento atípico de queixas devido ao recall do aparelho celular modelo LG 500W -motivado por modificações técnicas na rede da operadora. Na opinião da Kolumbus Móveis, 87% da reclamações foram atendidas e, com a inauguração do novo centro de distribuição no final de 2002 e a reestruturação do SAC e do Call Center em 2003, melhorou muito o nível de atendimento.
A Telesp Celular informa que vai procurar o Procon para estabelecer um plano de ação. A Credisul e a Fazendinha Club não foram encontradas.


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