São Paulo, sexta-feira, 14 de março de 2008 |
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Kassab prepara pacote para o trânsito Anúncio feito pelo secretário de Transportes ocorreu no dia em que o congestionamento atingiu o maior índice do ano Plano prevê proibição do estacionamento em vias movimentadas, em horários de pico, e divulgação de 140 rotas de tráfego alternativas
RICARDO SANGIOVANNI DA REPORTAGEM LOCAL No dia em que São Paulo registrou o maior trânsito do ano -221 km de vias congestionadas às 19h- e após seis quebras de recorde de lentidão pela manhã nas últimas duas semanas, a gestão Gilberto Kassab (DEM) anunciou que lançará, em abril, medidas para melhorar a fluidez do tráfego. O pacote será baseado em três pilares, de acordo com o secretário municipal dos Transportes, Alexandre de Moraes -a proibição do estacionamento, nos horários de pico, em vias de trânsito complicado; a retirada, também no período de pico, dos caminhões de carga e descarga dessas vias; e a divulgação de 140 rotas alternativas aos eixos mais congestionados. "As medidas vão auxiliar o transporte público e melhorar o transporte particular", disse Moraes, que espera diminuição imediata das lentidões. "São medidas tímidas, acanhadas. Mas antes tarde do que nunca", disse o consultor de trânsito Jaime Waisman (leia texto nesta página). Ontem, durante todo o dia, o trânsito esteve acima da média. Pela manhã, o pico foi de 165 km às 9h -segundo maior do ano, atrás somente dos 186 km de terça-feira. À tarde, os 221 km superaram a marca de 208 km do dia 29 de fevereiro. A marginal Tietê foi a via com maiores congestionamentos, com filas acima dos 12 km durante quase todo o dia, que, à noite, superaram os 15 km. A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) atribuiu a lentidão à chuva, que ontem chegou a provocar 31 pontos de alagamento, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências -cinco deles ainda alagados até as 22h45. Houve desabamento de terra sobre dois barracos na Brasilândia (zona norte), sem feridos, segundo a Defesa Civil. Outras medidas Sincronização de semáforos e pequenas obras de liberação de vias em 19 locais de trânsito "estrangulado" -especialmente terminais de ônibus- também farão parte do pacote. As medidas, segundo o secretário, são produto de um estudo de "inteligência viária", que visa também, nos próximos meses, reduzir pela metade o tempo das viagens de ônibus e criar novos corredores virtuais. Entre as ruas que serão alvo do pacote, Moraes citou a alameda Santos (na zona oeste) -onde já há estacionamento proibido- e a rua Voluntários da Pátria, pólo do comércio da zona norte, onde há zona azul e áreas de carga e descarga. A medida dividiu opiniões entre comerciantes da zona norte. "Não vai resolver", diz Renan Lemes, 20. Ele usa o carro para ir ao trabalho e teme aumentos no preço do estacionamento. Francisco da Silva, 30, usuário do transporte público, diz que "vai aliviar" o tráfego. Com as 140 rotas alternativas, que serão divulgadas por campanha de publicidade institucional e não serão obrigatórias, o secretário espera "dividir um pouco o trânsito". Uma viagem de helicóptero no horário de pico, diz Moraes, permite observar que o trânsito está carregado em grandes avenidas, e livre em vias paralelas. Texto Anterior: Há 50 Anos Próximo Texto: Especialistas elogiam, mas fazem ressalvas Índice |
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