São Paulo, domingo, 14 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Delegacias serão esvaziadas em 1 ano, diz governo

DA AGÊNCIA FOLHA, EM VITÓRIA (ES)

O governo do Espírito Santo informou que irá tirar todos os presos das delegacias da Grande Vitória até março de 2011.
O secretário da Justiça, Ângelo Roncalli, reconhece o problema no sistema carcerário, mas diz que investimentos estão sendo feitos: 16 unidades prisionais foram inauguradas pelo atual governo e 11 serão entregues até 2011. O valor investido é de R$ 386 milhões.
Serão abertas mais 5.500 vagas em unidades prisionais, o suficiente, segundo Roncalli, para equilibrar o número de presos e esvaziar as delegacias.
No último ano de seu segundo mandato, o governador Paulo Hartung (PMDB), por meio do secretário de Governo, José Eduardo Azevedo, atribui os problemas do sistema prisional ao quadro recebido em 2003. Na época, diz, eram 3.900 presos e 13 unidades sucateadas e antigas. A partir de 2005, foi adotado um novo modelo de gestão, com a construção de CDPs e presídios modernos.
Segundo Azevedo, o relatório que será apresentado amanhã na ONU por ONGs e pelo Conselho de Direitos Humanos do Estado "é parcial e defasado".
Roncalli, que deverá participar do painel, diz que "faltou reconhecer o que está sendo feito no Estado". Ele nega haver tortura ou agressões a presos. Os casos denunciados, diz, são investigados. "Se descobrir agressão, mando embora."
O secretário mostrou um relato de um detento à Justiça em que ele explica como os próprios presos se agridem entre si para deixar marcas e acusar os agentes de agressão.


Texto Anterior: Prisão-modelo dá médico, trabalho e biblioteca
Próximo Texto: FHC defende em palestra diálogo sobre uso de drogas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.