São Paulo, sexta-feira, 14 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cidade tem 27% dos moradores contaminados

da Agência Folha, em Belém

Cerca de 27% dos moradores de Nova Esperança do Piriá (450 km de Belém) foram contaminados pela malária nos três primeiros meses do ano.
Segundo a prefeitura, 16 pessoas já morreram infectadas pela malária causada pelo protozoário Plasmodium falciparum. Cinco mil pessoas já teriam apresentado os sintomas dos dois principais tipos de malária. Em 1998 e 1999, não houve registro de mortes por malária no município.
O padre Gerinaldo Bezerra Messias de Carvalho contesta os números oficiais e aponta descaso da administração municipal. "Foram cerca de 90 mortes. Muita gente tem abandonado a cidade."
O prefeito Joaquim Vicente da Costa (PSDB) disse que tem feito tudo para evitar as mortes. Ele admite que houve atraso na prestação de contas do município ao Estado e que cerca de R$ 25 mil deixaram de entrar no último trimestre. "Mas temos buscado remédios em outras cidades e contado com o apoio técnico da secretaria estadual."
Com 19 mil habitantes, a cidade tem apenas um posto de saúde e um enfermeiro. (LI)



Texto Anterior: Brasil doente: Casos de malária crescem 34% no Pará
Próximo Texto: MS tem mais que o dobro de registros que em 99
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.