São Paulo, sexta-feira, 14 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Justiça do MA suspende curso pago em universidade estadual

JAIRO MARQUES
da Agência Folha

A Justiça acatou denúncia do Ministério Público e suspendeu o curso de graduação em administração da Uema (Universidade Estadual do Maranhão) para os sócios da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz. O Ministério Público local acusa a universidade de afrontar o princípio da igualdade de condições de acesso e o ensino público gratuito.
Em janeiro deste ano, a universidade e a associação firmaram um convênio para a realização do curso. Pelo acordo, o Centro de Estudos Superiores de Imperatriz (624 km de São Luís) passaria a oferecer 88 vagas exclusivas para os empresários locais. Foi fixada a mensalidade de R$ 350. O vestibular foi realizado em fevereiro.
"Foi uma reivindicação da comunidade. Nosso interesse único era melhorar a qualidade profissional do município", afirmou o reitor da Uema, César Pires.
A centro já possui um curso de administração, com acesso amplo, com 90 vagas (45 em março e 45 em agosto). A concorrência média é de sete candidatos por vaga. No convênio, o número de vagas supera o de candidatos.
Segundo o processo da promotoria, o vestibular exclusivo para os empresários não contou com provas de língua estrangeira, teve uma única fase, não havia critérios para desclassificação e a complexidade das provas era menor que a do processo comum. A prova de matemática, por exemplo, apresentou questões simples de soma e de subtração.
O reitor declarou que desconhece o conteúdo das provas, mas acredita que as "questões estavam dentro do programa normal".
A Uema pretende apelar ao Tribunal de Justiça. Como a criação do curso foi aprovada pelo Conselho Estadual de Educação do Maranhão, o MEC não pode interferir no processo.



Texto Anterior: Educação: Faculdades desistem de crédito a aluno
Próximo Texto: Chacina: Polícia prende 4 por morte de família
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.