São Paulo, quarta-feira, 14 de junho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para Gregori, PM foi "incompetente"

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A Polícia Militar do Rio de Janeiro foi incompetente e despreparada na ação que terminou com a morte da professora Geísa Firmo Gonçalves e do sequestrador Sandro do Nascimento, na noite de anteontem, no Rio.
A avaliação foi feita pelo ministro da Justiça, José Gregori. "Esse episódio mostrou o quanto o Brasil está despreparado, pela ausência de técnica e competência, para enfrentar uma situação limite."
O ministro foi além: disse que faltou comando na operação. "Uma situação como essa não se vive como uma cena de cinema", afirmou. "Mas o que se viu no desfecho foi que não havia rumo nem comando".
Gregori falou ontem na apresentação do Pacto Nacional Contra a Violência, um fórum organizado pela Juventude Latino-Americana pela Democracia (Julad), da qual participou junto com o ministro da Educação, Paulo Renato Souza.
Durante o encontro, promovido para debater formas de combate à violência, o principal assunto foi o sequestro no Rio.
A principal lição a ser tirada do episódio, segundo Gregori, é que as polícias militares do país - não apenas a do Rio - precisam passar por uma profunda reformulação e, principalmente, uma análise interna para definir quais são seus pontos fracos e o que deve ser reformulado.
No entanto, mudanças mais profundas, como a unificação das polícias Militar e Civil ou o uso do Exército no policiamento de rua - como chegou a pedir o presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) -, foram descartadas por Gregori.
"Botar o Exército na rua é uma frase de efeito", criticou. "Pensar que numa situação como a do Rio fosse melhor vivida se as Forças Armadas estivessem em ação é excesso de imaginação."
Durante o encontro, investir em educação foi apontado como outra forma de combater a violência.


Texto Anterior: FHC defende aumento da atuação conjunta entre União e Estados
Próximo Texto: "Impunidade motivou policiais"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.