São Paulo, sexta-feira, 14 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BARBARA GANCIA

Vá nessa, que é bom à beça

Não inventamos a expressão "tapar o sol com a peneira" à toa. Somos especialistas em distorcer a realidade.
Em razão do assassinato do jornalista Tim Lopes, muitos clamaram por justiça. Mas ninguém mencionou a culpa na história dos consumidores de drogas.
Veja só: a novela "O Clone" deu ao telespectador a impressão de que o consumo de drogas acaba transformando todo utente em uma Mel.
Não é bem assim. Segundo a OMS, cerca de 10% dos que consomem álcool acabam se tornando alcoólatras. Da mesma forma, em torno de 10% das pessoas que consomem drogas como a maconha ou a cocaína se transformam em dependentes.
E o resto dos consumidores? Por que ninguém nunca diz que é possível ser usuário de drogas e, ao mesmo tempo, banqueiro, jornalista, comerciante ou médico bem-sucedido?
Convivo com dezenas de pessoas que usam drogas no dia-a-dia. E sei que recentemente, seja em função da prisão de Fernandinho Beira-Mar, seja em razão da proibição da venda de éter e de outros produtos usados na destilação, a qualidade da cocaína foi para o espaço.
Meu estômago embrulha só de pensar no tipo de porcaria (desde cal até pó de vidro com anfetamina) que essa gente aspira. Sem contar que a produção de pó não observa controles de qualidade. Ou será que alguém tem a ilusão de que o morro funciona como uma Nestlé, onde o pessoal trabalha de máscara, touca e luvas?
Como pode a nossa elite continuar a enfiar veneno nas narinas sabendo que a cada cafungada está não só minando a saúde como incentivando o caos no país? Vale lembrar que quem compra pó não é o jovem, mas o adulto com alto poder aquisitivo.
Outra falsa noção que tem feito furor na mídia é a crítica sobre as recentes declarações de George Soros. Ora, estamos todos dispostos a acolher Lula, desde que ele defina sua política econômica.
Daí vem o PT e diz que não irá manter as atuais metas antiinflacionárias e enche o megainvestidor húngaro de razão.
Mais uma para a coleção: a imprensa esportiva só faz alardear que Scolari está mais perdido do que pum em bombacha. Enfiada em um cabresto invisível, ela subestima o técnico só porque ele não se encaixa nos dogmas do 4-4-isto e 3-5-aquilo.
Será que ninguém ainda se deu conta de que o esquema de Scolari é uma metralhadora giratória composta por 22 titulares?

QUALQUER NOTA

Com prazer é melhor
O ponto alto do jogo Brasil x Costa Rica foi ver Ronaldo sorrindo e se divertindo, mesmo quando não estava comemorando gols. Alô, Rivaldo! Só faz bem-feito quem gosta do que faz. Ronaldo, Schumacher e Guga estão aí que não me deixam mentir.

Discórdia semeada
Deveriam ser declarados oficialmente como inimigos públicos todos os parentes e amigos dos jogadores e da comissão técnica que têm ligado para a Coréia a fim de repercutir as críticas da imprensa tapuia à seleção. Que vantagem Maria leva com a intriga?

E-mail - barbara@uol.com.br
www.uol.com.br/barbaragancia/



Texto Anterior: Vereadores já negociam com empresários
Próximo Texto: Evite avenidas Santos Dumont e Tiradentes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.