UOL


São Paulo, sábado, 14 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POLÍCIA

Rubens Sabino da Silva, que fez o papel de Neguinho, foi detido após roubar uma bolsa de uma mulher em um ônibus

Ator de "Cidade de Deus" é preso no Rio

Ricardo Leoni/ "Agência O Globo"
Rubens Sabino da Silva, 19, é levado por policiais após ser preso ontem na avenida Niemeyer


MARIO HUGO MONKEN
DA SUCURSAL DO RIO

O ator Rubens Sabino da Silva, 19, que fez o papel de Neguinho no filme "Cidade de Deus", foi preso na manhã de ontem após roubar a bolsa de uma mulher dentro de um ônibus na avenida Niemeyer (zona sul do Rio).
Silva estava desarmado. Disse que roubou a bolsa porque estava com fome. "Estou sem comer há vários dias", afirmou.
Levado para a 14ª Delegacia de Polícia (Leblon), fez um apelo ao diretor do filme, Fernando Meirelles. "Espero que ele me ajude a não ir para a cadeia." De acordo com os policiais militares que o prenderam, o ator não tinha antecedentes criminais.
O roubo ocorreu por volta das 11h. Silva entrou no ônibus da linha 382 no bairro de São Conrado (zona sul) e sentou ao lado da acompanhante de idosos Edilcilene Ferreira Rocha, 25.
Quando o ônibus passava pela avenida Niemeyer (ligação entre os bairros de São Conrado e Leblon), Silva puxou a bolsa de Rocha, saltou rapidamente do ônibus e foi correndo em direção ao morro do Vidigal.
Os passageiros começaram a gritar "pega ladrão". Os moradores do morro do Vidigal ouviram e o expulsaram da favela. Ele, que vestia três calções, tirou um para não ser reconhecido e voltou à Niemeyer.

Ferido
Assim que retornou à avenida, Silva foi reconhecido pela vítima e passou a ser perseguido por PMs do 23º Batalhão e por várias pessoas que tentavam linchá-lo.
Ao tentar escapar, ele caiu e machucou a boca. Ferido, acabou preso. Com ele, foram apreendidos R$ 25 e um telefone celular. A bolsa foi encontrada no Vidigal.
No Hospital Miguel Couto (zona sul do Rio), Silva levou pontos na boca. Em seguida, foi submetido a exame de corpo de delito no IML (Instituto Médico Legal) e conduzido para a 14ª Delegacia, onde permanecia preso até a conclusão desta edição.
De acordo com o advogado criminalista Michel Assef, caso seja réu primário e não tenha sido violento contra a vítima, Silva poderá cumprir uma pena alternativa, como a prestação de serviços à comunidade ou a distribuição de cestas básicas. O advogado afirmou ainda que, para conseguir sair sob fiança, ele precisa ter endereço fixo e convencer o juiz de que não fugirá.

Sem ameaças
Em depoimento na delegacia, a vítima afirmou que Silva permaneceu o tempo todo em silêncio e não fez nenhuma ameaça. Segundo ela, o ator somente puxou a bolsa e saiu correndo.
Silva fez parte do elenco principal de "Cidade de Deus". No filme, ele era dono de um ponto-de-venda de drogas, que acabaria perdendo para o traficante Zé Pequeno (Leandro Firmino).
O personagem Neguinho mata Bené (Phellipe Haagensen), que era um traficante que não se envolvia no confronto entre as quadrilhas rivais que disputavam a Cidade de Deus.

Colaborou TALITA FIGUEIREDO, free-lance para a Folha


Texto Anterior: Violência: PM é morto horas após ser absolvido da acusação de chefiar grupo de extermínio
Próximo Texto: "Não me deram nem R$ 1", diz Silva
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.