São Paulo, quarta-feira, 14 de junho de 2006

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Apagões afetam túneis em ida para a Baixada Santista

Sistema Anchieta-Imigrantes teve cinco blecautes de janeiro a maio deste ano

Praças de pedágio das estradas cobram R$ 14,80, a maior tarifa do Estado de SP; Ecovias e CPFL dão versões diferentes para as falhas


Raimundo Pacco/Folha Imagem
Veículos passam por um dos 20 túneis da Anchieta-Imigrantes; mais antigos não têm gerador


ALENCAR IZIDORO
DA REPORTAGEM LOCAL

Os motoristas que viajam entre a capital paulista e a Baixada Santista têm enfrentado blecautes nos túneis do sistema Anchieta-Imigrantes, onde há a praça de pedágio com a maior tarifa de São Paulo -R$ 14,80.
Só em 2006 houve cinco apagões no intervalo de cinco meses, afetando boa parte dos 20 túneis dessa malha rodoviária.
No último dos casos, no dia 20 de maio, a escuridão, que compromete a visibilidade dos motoristas, durou duas horas.
A Ecovias, concessionária responsável pelas rodovias desde 1998, diz que não houve acidentes por conta dos blecautes.
Os cinco casos de apagão de janeiro a maio foram registrados oficialmente pela Artesp (agência estadual que regula as concessões), mas as explicações ainda são divergentes.
Em três ocasiões de janeiro passado, a Ecovias responsabiliza a chuva forte, que levou à queda de energia no fornecimento da CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz).
A CPFL diz que houve uma interrupção -mas de só dois segundos. "Foi um pisca", afirma Carlos Zamboni Neto, gerente de serviços de rede da empresa na Baixada Santista.
Segundo ele, a iluminação dos túneis da Anchieta e da Imigrantes demora para voltar porque, pelo sistema da Ecovias, não há uma reativação automática -ela depende da ação de um funcionário. A CPFL diz que não houve queda de energia no final de abril e em maio -datas dos outros apagões.
A Ecovias informa que, num desses dois casos, houve o rompimento de um cabo. No outro, uma oscilação da energia. As duas empresas dizem que estão se reunindo para tentar achar uma solução. Na noite de anteontem técnicos da concessionária fizeram uma vistoria para tentar evitar apagões nesta semana.
"Não posso dizer que seja natural, mas é algo admissível. Num ano pode ser assim, no outro pode não ter nada", avalia Zamboni Neto.
Os três grandes túneis da pista nova da Imigrantes não sofreram tanto com os blecautes porque dispõem de geradores.


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