São Paulo, quinta-feira, 14 de junho de 2007

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Apenas 16,9% usam filtro solar, diz pesquisa

Estudo em 15 capitais e no Distrito Federal mostra que os moradores de Belém são os que menos utilizam protetor

Segundo o levantamento, Florianópolis é a cidade em que, proporcionalmente, mais pessoas usam o protetor solar (22,4%)

Ana Carolina Fernandes/Folha Imagem
A carioca Ana Luisa Pinheiro, 18, que frequenta a praia de Ipanema, diz não usar protetor solar quando o sol não está tão forte

ITALO NOGUEIRA
DA SUCURSAL DO RIO

Apenas 16,9% dos brasileiros de 15 capitais estaduais e do Distrito Federal usam filtro solar para se proteger. Pesquisa elaborada pelo Inca (Instituto Nacional de Câncer) aponta os moradores de Belém como os que menos usam este tipo de proteção (13,6%). Florianópolis é a cidade em que, proporcionalmente, mais pessoas usam o protetor solar (22,4%). Em São Paulo, 16,8% afirmam usar filtro solar.
A exposição ao sol sem proteção é a principal causa para o surgimento de câncer de pele no país. Dados do Ministério da Saúde estimam em 122.400 o número de casos deste tipo de câncer no Brasil em 2006.
A pesquisa foi feita a partir de 16.999 entrevistas durante dois anos com pessoas entre 15 e 24 anos em 15 capitais brasileiras (Manaus, Belém, Fortaleza, Natal, João Pessoa, Recife, Aracaju, Campo Grande, Belo Horizonte, Vitória, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre) e, ainda, no Distrito Federal.
Os homens foram identificados como o grupo que menos usa o filtro solar (cerca de 8%). Resultado, de acordo com o estudo, já esperado.
"A literatura é farta em trabalhos que revelam que as mulheres, de uma maneira geral, cuidam de sua saúde numa freqüência maior do que os homens", diz o estudo do Inca.

Chapéu
Os pesquisadores mapearam também o uso do chapéu como forma de proteção. Manaus é a capital em que o acessório é mais usado entre as cidades pesquisadas (29,6%).
Os cariocas são os que menos usam esse tipo de proteção (16,6%). Dos paulistanos, 19,2% relatam o uso de chapéu. O estudo, no entanto, faz reservas em relação à efetividade deste método de proteção aos raios ultravioletas.
O filtro solar também faz pouco sucesso entre os jovens (faixa etária de 15 a 24 anos) de todas as regiões.
"Os jovens também constituem um grupo vulnerável aos efeitos nocivos do sol, tanto pelo aspecto estético do bronzeado quanto pela maior freqüência de atividade física, sobretudo relacionada à prática de esportes", alerta a pesquisa.

"Queima mais"
"Sem protetor a gente queima mais. O sol não está tão forte", disse Ana Luiza Pinheiro, 18, que, ontem, no Rio, exibia uma marca de filtro solar apenas sobre a recém-desenhada tatuagem de uma flor. De pele branca, ela assumiu não proteger o restante do corpo.
Diante de situações assim, os pesquisadores mostram preocupação. "Como o número de episódios de queimadura por exposição solar na infância parece ser um fator de risco tanto para o câncer de pele melanoma (mais grave) quanto para o não-melanoma (menos grave), esse grupo etário deveria ser alvo de prevenção primária com relação a esses tipos de câncer."
As mulheres da região Sul são as mais preocupadas, de acordo com o resultado da pesquisa, em utilizar o filtro solar. Cerca de 28,8% delas utilizam a proteção. Segundo os pesquisadores, além do uso do creme ser mais comum entre as mulheres, outro motivo contribui para o sucesso deste tipo de protetor entre as sulistas.
"As maiores taxas de incidência [na região Sul], fruto de uma interação de diversos fatores individuais-ambientais, podem levar a uma maior percepção coletiva do risco e a uma procura maior pela utilização de filtros solares", diz a pesquisa. A região, segundo o Ministério da Saúde, teve 26.640 casos de câncer em 2006. Santa Catarina lidera o índice, com 7.740.
De acordo com o perfil traçado pelo estudo, o motivo pelo qual as pessoas ficam expostas ao sol muda conforme a região. Enquanto no Sul e Sudeste, a exposição à radiação solar ocorre durante atividades esportivas e lazer, no Centro-Oeste a ocupação expõe mais.

Colaborou a Agência Folha


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