São Paulo, domingo, 14 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Seis variáveis formam novo indicador

DA REPORTAGEM LOCAL

O IVJ (Índice de Vulnerabilidade Juvenil) reúne seis variáveis que a Fundação Seade considera importantes para a análise do risco de contaminação dos jovens pela violência urbana.
Entraram no cálculo a taxa de crescimento populacional, o número de jovens (15 a 19 anos) residentes no local, a taxa de mortalidade por homicídio nessa faixa de idade, o percentual de mães adolescentes grávidas, o valor do rendimento do chefe de família e os jovens fora da escola.
Os distritos da capital paulista foram classificados em cinco grupos, do menor para o maior, segundo a quantidade de pontos que obtiveram na avaliação das seis variáveis que formam o IVJ.
O desemprego ficou de fora porque, segundo a pesquisadora Felícia Madeira, não existem dados confiáveis divididos por regiões da cidade. No lugar, está o rendimento do chefe de família, que, conforme estimativa do IBGE, representa no país em torno de 70% do ganho familiar.
O item de mães adolescentes entrou no cálculo do índice para mostrar o comprometimento do futuro das meninas, que são menos visadas nos crimes violentos como o homicídio, outra variável do IVJ. "A situação mais grave para o futuro delas é ter um filho precocemente", afirma.
Em uma outra etapa do estudo, Felícia Madeira pretende analisar os distritos, a partir de dados do censo de 2000, para encontrar as áreas mais carentes. ""Mesmo os bairros do grupo 5 [grau máximo de vulnerabilidade" são heterogêneos. Neles há bolsões de pobreza e riqueza", diz a pesquisadora.
Agora, a Seade pretende divulgar o índice e sua metodologia pela internet para incentivar a discussão sobre políticas públicas.
""A população mais carente é oculta para o poder público porque não chegou a se organizar como determinadas comunidades, onde há líderes locais e organizações não-governamentais", diz.



Texto Anterior: Na periferia, ver amigo morrer é quase rotina
Próximo Texto: Prefeitura tem outro mapeamento
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.