São Paulo, sexta-feira, 14 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Disparos atingem Febem na zona leste de São Paulo

SÉRGIO VINÍCIUS
DA REPORTAGEM LOCAL

Quatro homens atacaram a tiros, ontem de madrugada, a unidade Encosta Norte da Febem, no Itaim Paulista, extremo leste de São Paulo. O grupo fez 38 disparos contra o portão principal e deixou pendurada uma faixa com os dizeres "Contra a opressão carcerária".
O ataque ocorreu por volta das 2h, quando os internos estavam em seus quartos. O portão, feito de duas grossas chapas de aço, foi parcialmente perfurado. Não houve feridos.
Funcionários ligaram o atentado ao PCC. "Temos ótima relação com a comunidade e não teríamos problemas com o pessoal daqui", disse Flagas Rodrigues Lopes, diretor da unidade. "Foi uma ordem de cima."
Os vizinhos da unidade revelaram ter ouvido tiros, mas não presenciaram a ação. "Acordei com os disparos, mas tive medo de sair de casa", contou uma moradora. "Nunca pensei que isso pudesse ocorrer aqui, onde há um serviço muito intenso da Febem com a comunidade."
Um funcionário da unidade disse que os 65 internos ficaram assustados, mas não demonstraram reação rude, como iniciar um motim. "Trata-se de uma unidade modelo, formada por jovens que estão em sua primeira passagem", afirmou.
Mesmo após o ataque, a segurança da Febem não terá reforço especial por parte da polícia ou das autoridades. O portão esburacado não tem previsão de ser trocado. "A polícia faz sua ronda normal por aqui, passando na frente da unidade de 20 em 20 minutos. Isso não mudará agora", contou Lopes. "Fiz hoje o pedido para troca o portão, mas isso demora."
A unidade do Itaim Paulista teve seu último grande problema em 30 de outubro de 2005, quando cinco internos escaparam em uma tentativa de fuga em massa. O levante ocorreu em represália à nomeação de Lopes como novo diretor.


Texto Anterior: Atentados são mais intensos no interior
Próximo Texto: Ataques atingem pelo menos 9 fóruns no interior do Estado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.