São Paulo, sexta-feira, 14 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ataques atingem pelo menos 9 fóruns no interior do Estado

DA AGÊNCIA FOLHA
DA REPORTAGEM LOCAL
DA FOLHA RIBEIRÃO

Pelo menos nove fóruns e fóruns trabalhistas do interior de São Paulo foram alvos de ataques a tiros, bombas ou granadas desde o início dos ataques atribuídos ao PCC. Em nenhum caso houve feridos.
Quatro ataques aconteceram no Vale do Paraíba -Pindamonhangaba, Lorena, Jacareí e Aparecida-, dois na região de Campinas -Jaguariúna e Lençóis Paulista-, um no noroeste do Estado -Novo Horizonte- e dois na região de Ribeirão Preto -Morro Agudo e Pitangueiras.
Em Novo Horizonte (429 km de SP), a casa de um promotor foi alvo de uma bomba que não explodiu na madrugada de ontem. Pouco antes, o fórum da cidade havia sido atingido por bombas de fogos de artifício. "Pode ser um ataque oportunista ou ter alguma ligação com o crime organizado", disse o juiz Antônio Carlos Pinheiro.
Na manhã de ontem, uma granada foi encontrada a 40 metros da entrada do fórum de Jacareí (75 km de SP). O artefato não havia explodido. Com um braço mecânico, um policial do Gate (Grupo de de Ações Táticas Especiais) detonou a granada em um buraco.
O fórum de Jaguariúna (134 km de SP) foi atingido na noite de anteontem por 36 tiros disparados por quatro homens em duas motos. Foi deixada uma faixa com a inscrição "Somos contra a opressão carcerária".
O fórum de Lorena (188 km de SP) amanheceu ontem com as paredes pichadas com os dizeres: "Contra a opressão carcerária". No mesmo local, foi encontrada uma bomba de efeito moral.
O fórum trabalhista de Lençóis Paulista (301 km de SP) e o fórum de Aparecida (167 km de SP) foram alvos de coquetéis molotov. Para a juíza de Aparecida Rita da Cássia de Almeida, foi ação "de alguém que se aproveitou do momento".

Prefeitura e Câmaras
A Câmara Municipal de Juquitiba (65 km de SP), foi atacada a bomba por volta das 22h30 de anteontem. O estrondo repercutiu em bairros a 3 km de distância. A explosão destruiu o saguão, a recepção, o plenário, forro, telhado. Ninguém ficou ferido. Em Botucatu (230 km de SP) e Potim (170 km de SP), as prefeituras foram atingidas por coquetéis molotov e tiveram pequenos danos.
No litoral norte, a Câmara Municipal de São Sebastião (214 km de SP) foi parcialmente incendiada ontem. Três homens atearam fogo a duas janelas do prédio, que é tombado. A Câmara de São Vicente (74 km de SP) foi alvo de seis tiros. Anteontem de madrugada, a Câmara de Santa Isabel (Grande São Paulo), já havia sido atingida por quatro tiros.
Na Câmara de Pindamonhangaba (145 km de SP) foi pichada a frase "PCC, fim da opressão carcerária".
(SÍLVIA FREIRE, FÁBIO AMATO, JOÃO CARLOS MAGALHÃES, MARIANA CAMPOS, MAURÍCIO SIMIONATO, LAURA CAPRIGLIONE E JULIANA COISSI)

Texto Anterior: Disparos atingem Febem na zona leste de São Paulo
Próximo Texto: Até carro em chamas vira arma contra banco; bomba caseira atinge shopping
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.