São Paulo, terça, 14 de julho de 1998

Próximo Texto | Índice

SAÚDE
Minas Gerais, Rio e São Paulo interditam distribuidoras e laboratórios envolvidos em denúncias ou irregularidades
Estados fecham 6 empresas de remédio

Numa ofensiva contra as denúncias de venda de remédios falsificados ou roubados, Vigilâncias Sanitárias de três Estados interditaram ontem seis empresas. Foram duas distribuidoras em Minas Gerais, duas em São Paulo e, no Rio, um laboratório e uma distribuidora.
Em Belo Horizonte, a Ação, objeto de pelo menos duas denúncias de venda de drogas falsificadas e uma de roubada, foi fechada sob acusação de comprar e revender psicotrópicos sem autorização.
As denúncias contra a distribuidora mineira vêm sendo feitas pelo menos desde setembro do ano passado, quando uma carga do antiinflamatório Triaxin foi detectada na Santa Casa de Barbacena. Em outubro, o dono da Ação, José Celso Machado de Castro, chegou a ter sua prisão temporária decretada em São Paulo por receptação de carga roubada. Em dezembro, a mesma distribuidora forneceu à Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul um lote de inibidores do HIV desviados do ministério.
Além da Ação, a Vigilância Sanitária de Minas Gerais interditou ainda outra distribuidora da família de Castro, a Dinâmica, também envolvida em denúncias de venda de remédio falsificado.
No Rio, foi fechado o laboratório Endoterápica do Brasil, que fabricava antibióticos e analgésicos. Um dos sócios, Márcio Eustáquio Ribeiro Rodrigues, já havia sido preso na sexta passada, em Belo Horizonte, por manter um laboratório clandestino na capital mineira.
Ao lado da Endoterápica, foi interditada por falta de licença para funcionar a Linolab, distribuidora de aparelhos e kits para diagnóstico de Aids, hepatite e outras doenças. Embora vendesse para hospitais públicos, a Linolab não tinha licença para funcionar .
Em São Paulo, foram interditadas a K+F e a clandestina CIM.



Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.