São Paulo, sábado, 14 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IMUNIZAÇÃO

Crianças menores de cinco anos deverão ser vacinadas entre os dias 21 deste mês e 3 de setembro nos postos de saúde

Campanha vai combater sarampo e pólio

DA REPORTAGEM LOCAL

Pela primeira vez o Ministério da Saúde realizará, no ano correto, uma vacinação em massa contra o sarampo. Essa vacinação ocorrerá junto com a campanha nacional contra a poliomielite (paralisia infantil), entre os dias 21 deste mês e 3 de setembro.
Todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas. Além da vacina em gotas, contra a paralisia, receberão dose injetável da tríplice viral (contra sarampo, rubéola e caxumba). A meta é imunizar mais de 17 milhões de crianças contra a pólio e 13,7 milhões contra as outras doenças.
O plano de erradicação do sarampo, lançado no início da década de 90, estabeleceu uma vacinação em massa a cada cinco anos contra a doença, além da prevista no calendário oficial de vacinas (a imunização deve ocorrer quando a criança completa um ano).
No primeiro ano da vacinação em massa, 1995, por causa de discordância técnica, alguns Estados não aderiram, e houve uma epidemia de sarampo no país. A campanha de massa serve para cobrir falhas normais das vacinas e mesmo os casos de pais que esqueceram de vacinar os filhos. Não há problema se a criança já tiver recebido a imunização.


Texto Anterior: Saúde privada: Governo poderá rever prazos de adequação
Próximo Texto: Vírus descoberto em 2001 provoca infecções em SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.