|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
PASSAPORTE
Profissionais cobram caro para adequar inscrição de candidato a perfil exigido por universidades disputadas
"Marqueteiro" ajuda a estudar no exterior
PEDRO DIAS LEITE
DA REPORTAGEM LOCAL
Se um marqueteiro ajudou um
metalúrgico a chegar à Presidência da República, por que não pode ajudar um estudante a entrar
em uma pós-graduação em Harvard? Esse é um dos serviços prestados por consultores educacionais, profissionais que ajudam a
escolher a faculdade e a definir a
melhor estratégia para ser aceito.
A idéia é a seguinte: depois de
longas entrevistas, esses consultores decidem, com o cliente/candidato, que características e experiências devem ser ressaltadas -e
sob que ângulo- nos documentos enviados para cada faculdade.
A proposta do serviço é aumentar
as chances de aceitação.
Mas o auxílio não garante a
aprovação na faculdade escolhida
e fica em, no mínimo, R$ 1.700
-normalmente sem direito a
reembolso, em caso de fracasso.
Depois de concluído o processo,
com ou sem consultoria, o custo
desses cursos no exterior pode
chegar a US$ 100 mil, mas há financiamentos e bolsas de estudo.
Os profissionais de consultoria
normalmente já sabem o que
quer cada faculdade, o que deve
constar do "application" (textos
enviados para o processo de seleção) e até quais os melhores prazos para cada instituição.
Se a faculdade busca alunos de
perfil acadêmico, são escolhidos
pontos da vida estudantil que tenham relevância nesse aspecto. Se
a instituição quer futuros presidentes de multinacionais, o negócio é trazer à luz experiências profissionais impactantes.
Os consultores dizem que não
há invenção nesse "marketing estudantil", mas a orientação sobre
que instituição combina melhor
com a história e com as aptidões
do candidato/cliente à vaga no exterior. Assim, não há por que manipular informações, uma vez que
os pontos importantes da trajetória do cliente/candidato normalmente "batem" com o que esperam as instituições escolhidas.
O "Duda" da inscrição
"Na hora de vender seu peixe,
eu sou o seu Duda Mendonça",
define o consultou Ricardo Betti,
um dos que estão há mais tempo
nesse negócio. Médico formado
pela USP e ex-aluno de MBA
(Master in Business Administration) do MIT (Massachussets Institute of Technology), Betti fundou sua empresa em 1990.
Ele explica melhor o processo
de seleção. "Há um núcleo comum de atributos que todas as
universidades querem, mas há diferenças. Harvard privilegia o "individual", como alguém que pratica esportes solitários. Em outras,
como o MIT, você tem de provar
que sabe trabalhar em equipe."
Betti diz que 235 alunos entraram em universidades estrangeiras em 2002 sob sua consultoria.
Ele cobra US$ 2.400 por um pacote de 20 horas. Em média, envia
documentos para dez instituições. O preço, cerca de R$ 7.200,
não inclui a preparação para exames de inglês e de raciocínio, em
que Betti indica professores.
Da prova aos remédios
Outra empresa, a British Connection, tem como alvo o Reino
Unido, mas sem uma área acadêmica tão definida -de boas escolas de dança a pós-graduação.
As três sócias -Gisela Maldonado, Cristiane Moncau e Daniela
Romero- são advogadas e fizeram mestrado em Londres. De
volta, foram procuradas por várias pessoas com pedido de ajuda
e decidiram montar a consultoria.
O serviço começou a funcionar
no início do ano. Além da ajuda
na hora de enviar os documentos,
a British diz que auxilia os clientes
até na hora de descobrir que remédios tomar no Reino Unido.
"A gente só não embarca junto",
afirma Cristiane Moncau.
A agência também indica professores para a preparação para as
provas. Os preços dos pacotes variam de R$ 750 (para escolher o
perfil da escola e indicar as melhores instituições da área) a cerca
de R$ 2.500 (assessoria desde a escolha até a viagem).
Psicologia
Há cinco anos fazendo serviço
de consultoria, a psicóloga Cláudia Gonçalves explica que, hoje
em dia, a maioria dos candidatos
tem um perfil ao menos razoável,
então o importante é o modo de
mostrar suas qualidades. "Eles [a
universidade] têm de saber quem
você é, não o que você fez." Ela começou preparando candidatos
para as provas, mas atualmente
também elabora o "application".
Segundo Gonçalves, o mais importante no serviço de consultoria é ajudar a direcionar o candidato para a escola em que se encaixa o seu perfil. "O que a escola
quer são pessoas autênticas." A
psicóloga cobra R$ 135 por hora.
Texto Anterior: Mortes Próximo Texto: Consultoria serve a perfis diferentes Índice
|