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Consultoria serve a perfis diferentes
DA REPORTAGEM LOCAL
Pode parecer estranho, mas
dois recém-casados, um executivo de uma empresa alemã e o irmão do cantor Léo Jaime têm um
ponto em comum. Todos eles
usaram os serviços de um consultor para ajudá-los a entrar em
uma faculdade estrangeira.
Nada indica que não conseguiriam sem os marqueteiros educacionais, mas todos dizem que ajudou muito a superar as barreiras
-de criatividade e burocráticas.
Pedro Rodrigues Jaime, 33, irmão do cantor Léo Jaime, conta
que na época da universidade
"mais tocava guitarra e surfava
que ia na faculdade" -tanto que
acabou o curso em sete anos.
Após a fase em que chegou até a
tocar com o irmão, decidiu se formar. Depois disso, conseguiu um
emprego e passou quase um ano
na Dinamarca. Quando voltou,
decidiu fazer um MBA (Master in
Business Administration). Começou a estudar sozinho, mas então
achou que precisava de ajuda.
Para Pedro Jaime, o maior mérito da consultoria foi o de ressaltar
qualidades de que nem ele se lembrava. À entrevista na faculdade,
por exemplo, foi com as meias coloridas que sempre usava, depois
de uma conversa com seu consultor. No final, uma das integrantes
da banca elogiou o fato.
Jaime fez o curso de MBA em
Kellog, nos EUA, considerada
uma das três melhores escolas pela maioria dos rankings.
Recém-casados
Marina Anselmo, 28, e Henrique Philip Schneider, 31, são advogados e vão estudar em Londres na semana que vem. Os dois
moram juntos há três anos, mas
se casaram no mês passado. Ela
vai estudar mercado de capitais
na University College London. Ele
irá para a Queen Mary, também
da Universidade de Londres.
Apesar de o projeto de estudar
fora ser bastante antigo, os dois só
começaram a ver tudo em novembro do ano passado, quando
acharam que "já era tarde". Marina Anselmo diz que, "por uma
questão de organização", o serviço de consultoria foi fundamental. "Sem isso, acho que a gente
não teria conseguido ver tudo."
Para o executivo Cristiano Dória, 31, da Roland Berger Strategy
Consultants, currículo e experiência contam, mas a carta de recomendação é muito importante. A
dele foi assinada pelos diretores
da empresa onde já trabalhava
quando decidiu fazer Insead (Instituto Europeu de Administração
de Negócios), na França.
Sua visão sobre consultorias é
parecida com a de Jaime. "Às vezes você valoriza coisas que você e
a torcida do Corinthians têm. O
consultor conhece as escolas e sabe o que pode diferenciar."
(PDL)
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