São Paulo, sábado, 14 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lígia, 9, abre mão de bolacha com recheio

DA REPORTAGEM LOCAL

Lígia Cattacini Blois tem apenas 9 anos, mas já sabe que a gordura trans faz mal à saúde. Quando sua mãe, Maria Tereza Cattacini, 46, professora, disse à reportagem da Folha em um supermercado que não sabia o que era esse tipo de gordura, Lígia a interpelou: "Mamãe, foi por isso que eu não quis a bolacha com recheio".
Foi uma coleguinha da escola quem disse a ela que os biscoitos recheados fazem mal, por possuírem gordura trans. "Mas eu não sei direito o que é", completou Lígia.
Sua mãe olha nos rótulos dos produtos apenas as indicações de carboidratos e colesterol, pois o marido é hipertenso e ela, hipoglicêmica. "Mas agora vou sempre olhar a quantidade de gordura trans", afirma.
Já Kléber Monteiro, 23, estudante, diz que a única coisa que procura nos produtos é o preço. "Não sei o que é gordura trans. Nem me preocupo em procurar nada no rótulo", diz ele.
Celso Morinaga, 40, vendedor, também não se preocupa com o que os alimentos contêm. "Tenho uma alimentação saudável, como bastante verdura, é difícil consumir alimentos industrializados, por isso nem olho as tabelas nutricionais."
Mas há quem se preocupe com rótulos. Luciane Machado, 31 e seu marido, Rodrigo Oliveira, 31, analistas de sistemas, procuram sempre comprar alimentos livres de gorduras trans. "Nós sempre buscamos os alimentos com a menor quantidade possível de gordura saturada e trans", diz Luciane. "Acho que as informações devem estar disponíveis nos rótulos", acrescentou Rodrigo. Os dois afirmam preocupar-se com a alimentação, mas não sabem detalhes sobre os malefícios da gordura trans.


Texto Anterior: 38% dos produtos omitem informação sobre gordura trans
Próximo Texto: Anvisa abrandou medida contra empresas quatro dias antes de lei entrar em vigor
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.