São Paulo, domingo, 14 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERGUNTAS

1 - Qual o tempo de recuperação após a cirurgia de correção da bexiga baixa?
No método tradicional, dois ou três dias depois a paciente já pode ter alta e precisa de duas semanas de repouso. Na operação com tela, a paciente geralmente é liberada em um dia e pode voltar antes ao trabalho. Nos dois casos, é aconselhável que a pessoa não tenha atividade sexual por até 40 dias.

2 - Como a cirurgia pode afetar a vida sexual?
A reconstituição da musculatura afetada das paredes da vagina reduz a amplitude do órgão, o que pode aumentar a sensação de prazer durante o ato sexual

3 - É possível prevenir a queda da bexiga?
Sim. Há exercícios que fortalecem a musculatura da região pélvica, por meio da inserção de absorventes, por exemplo. Porém, a indicação deve ser feita por um ginecologista. É recomendável a ida a um especialista uma vez ao ano.

4 - Cesárea pode causar o prolapso genital (bexiga baixa)?
A cesárea é fator de proteção. Mas a gestação, por si só, representa risco, e o parto natural aumenta as chances de o problema aparecer. A constituição física também pode influenciar. Há mulheres que, mesmo sem ter à luz, desenvolvem a bexiga baixa.


Texto Anterior: Saúde/ginecologia: Unifesp testa nova técnica para corrigir bexiga baixa
Próximo Texto: Passei por isso: "Agora poderei ir a festas de novo", afirma costureira
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.