São Paulo, domingo, 14 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hollywood cria estereótipo de moradias em dramas, suspenses e comédias

SÉRGIO RIZZO
CRÍTICO DA FOLHA

O cinema é um poderoso difusor de conceitos que muitas vezes se transformam, com a repetição, em estereótipos. A representação da mulher nos filmes industriais norte-americanos, por exemplo, levou as feministas dos anos 60 às barricadas contra Hollywood, por acreditar que a condição feminina correspondia a uma diversidade maior do que sugeriam os poucos modelos de comportamento identificados na maioria das tramas, como os da esposa submissa, da ingênua sedutora e da "vamp" destruidora de lares e reputações.
Simplificação parecida atinge a representação das fraternidades norte-americanas no cinema. No domínio da comédia, sediam zorras intermináveis, comandadas por alunos em geral medíocres que se especializam em promover sessões de bebedeira, música atordoante e sexo fácil, com um toque de escatologia. É o universo de "Clube dos Cafajestes" (1978), de John Landis, ambientado em uma fraternidade Delta que rivaliza com os colegas esnobes da vizinha Ômega, no início dos anos 60, com John Belushi (1949-1982) e seus comparsas incendiando o campus.
No domínio do drama e do suspense, menos numeroso, prevalece a idéia dos segredos e das conspirações. Uma variação recente dessa idéia é "O Bom Pastor" (2006), de Robert De Niro, em que o personagem de Matt Damon é apresentado, na universidade, às liturgias de um grupo de alunos e professores que estará ligado à formação da comunidade de informações do governo dos EUA e à criação da CIA, o serviço secreto norte-americano, como uma "fraternidade" do Estado.
No drama "Só para Homens" (1952), dirigido e estrelado por Paul Henreid, o cenário é emprestado para um caso tenso: um professor desconfia que a morte de um aluno foi provocada por um ritual de iniciação. Começava ali a mitologia dos clubes de cafajestes.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Desempenho da vida social é "institucionalizado" nos EUA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.