São Paulo, Domingo, 14 de Novembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Esperar demais dificulta relação

da Reportagem Local

Vencer a timidez pode ser o primeiro passo para se iniciar um relacionamento, mas não é garantia de que a pessoa terá uma convivência amorosa feliz. Os parceiros muitas vezes esperam demais das relações e sobrecarregam o amor com excesso de expectativas.
Quem diz isso é outra especialista em relações amorosas, a psicóloga e professora da PUC-SP, Noely Montes Moraes, vice-chefe da clínica daquele universidade. Noely é autora do livro "Fica Comigo para o Café da Manhã" (Editora Olho d" Água, R$ 9,00, 84 páginas). O livro trata "da passagem da velha crença das relações amorosas, do "felizes para sempre", que perdurava até duas décadas atrás, para o "bom e infinito enquanto dure"", afirma a autora.
É o desafio dessa passagem que pode impedir a trajetória amorosa de muitos casais, mas que está enriquecendo muitos outros. A mulher já não quer nem precisa de alguém que a convide apenas para a passar a noite.
"A independência econômica da mulher fez ruir as bases do casamento", diz Noely, 46, divorciada. (AB)


Texto Anterior: Cupido na academia: USP pesquisa fórmula do 'desencalhe'
Próximo Texto: Timidez atinge 4 em cada 10 pessoas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.