São Paulo, quinta-feira, 14 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SOROCABA

Grupo parou composição e vagões tombaram

Saque a carga de trem pode ter incluído caminhões, afirma polícia

Wilson Munhos/"Cruzeiro Net"
Moradores levam carga de açúcar após grupo conseguir parar e descarrilar trem em Sorocaba


ALESSANDRA KORMANN
DA AGÊNCIA FOLHA

Um trem da Ferroban (Ferrovias Bandeirantes) foi saqueado por centenas de pessoas em Sorocaba anteontem. Ele ia de Bauru a Mairinque e transportava em 32 vagões 2.089 toneladas de açúcar e farelo de soja.
Por volta das 17h50, a composição passou pelo bairro Nova Esperança, região periférica da cidade, quando, segundo a polícia, dez pessoas subiram nos vagões. Como estava em perímetro urbano, o trem andava em baixa velocidade. Além disso, o local é uma ladeira, o que fez com que ele fosse ainda mais devagar.
Os saqueadores cortaram tubulações do sistema de ar comprimido, que ficam entre os vagões. Quando os tubos são rompidos, o trem pára automaticamente por segurança. Em seguida, arrombaram seis vagões, e dois tombaram. Segundo a Ferroban, os vagões tombaram depois que a carga vazou, e o peso ficou desigual.
De acordo com o boletim de ocorrência, foram levadas 240 toneladas de açúcar e oito toneladas de farelo de soja por cerca de 200 pessoas. Segundo a assessoria da Ferroban, foram 200 toneladas de açúcar, além das oito toneladas de farelo, que teriam sido levados por mais de mil pessoas durante a noite inteira. De acordo com a assessoria da Ferroban, a carga estava segurada e o valor aproximado do que foi furtado é de R$ 100 mil.
A PM foi acionada, mas ninguém foi preso. Segundo o delegado Miguel Afonso Ferreira de Castilho Filho, há informações de que havia caminhões de prontidão para transportar a carga furtada. "Se levaram 200 toneladas de açúcar, não foi nas costas."


Texto Anterior: CPI atrasaria novo sistema, diz Zarattini
Próximo Texto: Feriado: Estradas ganham esquema especial a partir de hoje
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.