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48% dos paulistanos avaliam pedágio urbano como negativo, mostra pesquisa
ALENCAR IZIDORO
DA REPORTAGEM LOCAL
O pedágio urbano é avaliado
de forma negativa por 43% dos
brasileiros e 48% dos paulistanos, conforme pesquisa inédita
realizada no mês passado.
Em São Paulo, as opiniões
são consideradas positivas por
27% da população (para 2%, é
excelente; para 25%, bom),
contra 25% que acham a medida péssima, 23% ruim e 25%
nem boa nem ruim.
O levantamento do instituto
Synovate Brasil foi encomendado pela Abramcet (associação que reúne, entre outras,
empresas de radar).
O pedágio urbano é um tipo
de restrição veicular adotado
em áreas centrais de cidades
como Londres. Costuma
abranger sistemas eletrônicos
de cobrança, por meio de chips
ou câmeras, e não cabines.
A discussão sobre a sua possível adoção no Brasil foi reforçada nos últimos meses por conta
de algumas medidas governamentais. O governo federal preparou projeto para dar respaldo legal aos municípios que tiverem essa intenção. Uma parceria do Ministério das Cidades
com a Prefeitura de São Paulo
prevê a implantação de chip em
toda a frota paulistana. O objetivo oficial é criar uma forma de
fiscalização, mas a tecnologia
facilita a adoção de um pedágio
urbano eletrônico no futuro.
Além disso, prefeitura e Estado finalizam estudos para a
concessão da marginal Tietê à
iniciativa privada, com a construção de uma pista pedagiada.
Desconhecimento
A pesquisa da Synovate foi
feita entre 3 e 22 de outubro em
oito capitais e no interior de
São Paulo. Abrangeu 1.500 entrevistas e tem margem de erro
de 2,58 pontos percentuais.
Ela também mostra que há
alto índice de desconhecimento da população sobre o tema.
Só 37% dos paulistanos, entre
motoristas e pedestres, já conhecem ou ouviram falar em
pedágio urbano.
O levantamento aponta ainda que 43% dizem não ver nenhum benefício nessa medida.
Para 28%, um fator positivo seria a redução do fluxo veicular.
Entre os prejuízos citados, a
elevação das despesas dos motoristas é que lidera, com 58%.
Silvio Medice, da Abramcet,
diz que, embora a idéia seja hoje mal recebida, essa avaliação
tende a mudar quando houver
esclarecimentos mais detalhados. Para ele, neste momento,
ter mais de um quarto dos paulistanos favoráveis ao pedágio é
"muito positivo". Ele diz ser a
favor dessa restrição veicular,
mas desde que os recursos sejam usados no trânsito e na melhoria do transporte público.
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