São Paulo, sábado, 14 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Baixa instrução não impede reeleição

DA SUCURSAL DO RIO

No Brasil, 13,4% dos prefeitos não completaram o ensino fundamental, segundo a Pesquisa de Informações Básicas Municipais de 2001 do IBGE. Dos 5.561 prefeitos do país, 25 (0,4%) não têm nem um ano de estudo.
Mas a baixa instrução não os atrapalha politicamente. Segundo a pesquisa, 60% dos prefeitos sem instrução se reelegeram em 2000. Para o IBGE, uma pessoa que diz não ter instrução não é, necessariamente, analfabeta.
Entre os prefeitos que não completaram o ensino fundamental, o índice de reeleição é de 45%. Entre os que têm curso superior, 41%.
A maioria dos prefeitos com baixa instrução gerencia cidades pequenas: 23 desses 25 prefeitos governam cidades com menos de 20 mil habitantes. A maior delas é São Lourenço (MG), com 36 mil moradores.
Apesar de a maior cidade brasileira (São Paulo) ser administrada por uma mulher, Marta Suplicy, a presença feminina no comando de executivos municipais é de 6%.


Texto Anterior: Prefeito reeleito repetiu 1ª série 7 vezes seguidas
Próximo Texto: Narcotráfico: PF apurou envolvimento de juízes por acaso
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.