São Paulo, terça-feira, 15 de fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Canadá pode produzir genérico no país

da Reportagem Local

O ministro da Saúde, José Serra, disse ontem que produtores de medicamentos genéricos do Canadá estão interessados em exportá-los ao Brasil e até produzi-los por aqui.
Serra informou que se reuniu com os principais produtores de genéricos daquele país na semana passada. "O Canadá é um dos países que melhor fabrica genéricos. Nossa legislação, em grande medida, está baseada na legislação de lá, onde 40% dos medicamentos de receita são genéricos", disse.
Serra considerou o interesse dos produtores como uma "excelente oportunidade para muitos laboratórios, inclusive nacionais (que queiram se associar) de entrarem no circuito".
Na semana passada, o ministro anunciou que estava estudando a possibilidade de facilitar a importação de genéricos para aumentar a concorrência e permitir um acesso mais rápido desses remédios -mais baratos- à população. "Acho que a importação merece incentivo, inclusive para a produção doméstica posterior. Uma vez que haja iniciativas nesse sentido, vamos estudar com a Receita Federal uma forma de estimulá-las", afirmou ontem.

"B.O."
Serra disse ainda que contatou o Ministério da Fazenda para discutir medidas contra a sonegação de impostos pelos laboratórios fabricantes de remédios "B.Os" (bonificados) -em que a empresa oferece à farmácia dois medicamentos e cobra apenas um. "Mas a sonegação é de ICMS, um imposto estadual. É preciso discutir uma fiscalização melhor com os Estados", afirmou. (PL)

Texto Anterior: Mais três genéricos chegam hoje às drogarias do país
Próximo Texto: Disputa em torno de remédios genéricos vira caso de polícia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.