São Paulo, quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aluno de escola pública passa em 1º na Unicamp

João Francisco, que se declarou pardo, foi beneficiado por ação afirmativa

Estudante largou com 40 pontos a mais no vestibular da universidade; "Não sou gênio. Sou organizado no horário para estudar", diz

Rogério Cassimiro/Folha Imagem
João Francisco de Souza, 17, aprovado em 1º na Unicamp


MAURÍCIO SIMIONATO
DA AGÊNCIA FOLHA

Ele tem 17 anos, se declara pardo, estudou em colégio militar desde a quinta série, não fez cursinho e foi aprovado em sete das principais universidades do país neste ano. João Francisco Ferreira de Souza soube ontem que é o primeiro colocado geral no vestibular da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) de 2007.
Aprovado no curso de engenharia química, Souza cursou o ensino médio em colégio militar de Campo Grande (MS), cidade onde o pai era tenente-coronel do Exército.
Por se declarar pardo, Souza largou com dez pontos a mais no vestibular da Unicamp -medida prevista em programa de ação afirmativa e inclusão social da instituição. Também ganhou 30 pontos extras por ter cursado o ensino médio em escola pública.
Sem os 40 pontos, segundo a universidade, ele alcançaria a segunda ou a terceira colocação geral do concurso. Com eles, chegou a 759 pontos. Segundo a assessoria de imprensa da instituição, a maior pontuação obtida por uma calouro da Unicamp foi de 765 pontos.
O estudante diz que a disciplina militar dada pelos pais influenciou seu desempenho. "Não sou gênio. Sou organizado no horário para estudar. Em casa há regras bem definidas."
Souza conseguiu a vaga no colégio militar há sete anos por ser filho de oficial e porque morava na cidade havia menos de dois anos. Na época, a família ainda vivia em Brasília e ele estava na quinta série.
"Estudar nunca foi uma tortura para mim. Leio de tudo um pouco. Mas não deixo de me divertir e de sair com os amigos. Meu sonho agora é ser pesquisador ou cientista."
O estudante foi aprovado ainda em mais seis universidades, entre elas a USP e a PUC-São Paulo. Em quatro instituições, ficou em primeiro lugar.
Souza se diz indeciso entre a Unicamp e a USP, onde passou em primeiro lugar para engenharia mecatrônica.
Dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) divulgados na semana passada indicam que, entre as 20 escolas melhores classificadas no Enem 2006 (Exame Nacional do Ensino Médio), apenas três são públicas. Souza teve nota 88,9 no Enem 2006. A média nacional foi de 42,5 pontos.


Texto Anterior: Problema na soldagem não é indicação de riscos à obra, afirmam especialistas
Próximo Texto: Saúde: 18 postos terão gestão terceirizada
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.