São Paulo, quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Problema na soldagem não é indicação de riscos à obra, afirmam especialistas

DA REPORTAGEM LOCAL

Especialistas consultados pela Folha apontam que a existência de problemas na soldagem de estruturas metálicas da estação Fradique Coutinho do metrô não significa que a obra esteja comprometida.
"A função do inspetor de solda é analisar se a junta que ele está avaliando está de acordo com o projeto. Não é uma avaliação de risco", disse Marcos Pereira, diretor no Brasil da TWI, um centro mundial sobre tecnologia de soldagem.
Pereira afirmou que o registro de defeitos em soldas é comum, mas que isso não significa que toda a estrutura esteja prejudicada. "O inspetor aponta a deficiência e isso tem de ser corrigido obrigatoriamente. É comum achar deficiências e apontar soluções. Isso faz parte do dia-a-dia da obra."
Almir Quites, professor aposentado de engenharia da Universidade Federal de Santa Catarina e especialista em soldagem, disse que quando o inspetor identifica o problema "é preciso abrir e fazer de novo". Para ele, o ideal é que os inspetores acompanhem todo o projeto para atestar a qualidade da solda assim que ela for feita.
"Muitas vezes a empresa contrata o laudo não porque tenha algo errado, mas para fazer acompanhamento de qualidade", disse Angela Uller, diretora do Coppe (Coordenação dos Programas de Pós-Graduação de Engenharia) da UFRJ.
José Alfredo Barbosa, diretor da FBTS (Fundação Brasileira de Tecnologia de Soldagem), disse que o inspetor Nelson Augusto Damásio, que fez o laudo sobre a estação Fradique Coutinho, é habilitado para apontar os problemas. Damásio não foi localizado.
Em nova entrevista ao "Jornal Nacional", ele voltou a dizer que a estrutura de vigas está em risco. "Pode haver rompimento da solda que segura uma viga pequena e cair só aquela viga, mas pode haver rompimento em seqüência."


Texto Anterior: "Não existe risco na linha 4", afirma engenheiro do Consórcio Via Amarela
Próximo Texto: Aluno de escola pública passa em 1º na Unicamp
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.