São Paulo, quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Escolas de SP tentam evitar espionagem de suas rivais

Para evitar cópias e garantir a surpresa, agremiações deixam seus carros cobertos

Carnavalescos tentam manter suspense sobre desfiles; Império da Casa Verde, campeã de 2006, tem vigilância 20 horas por dia

DANIELA TÓFOLI
DA REPORTAGEM LOCAL

O clima é de mistério na concentração do sambódromo paulistano. Às vésperas da primeira noite de desfile do Grupo Especial, a maioria dos carros alegóricos está coberta por sacos plásticos, carnavalescos trabalham em silêncio e seguranças tentam barrar a entrada de possíveis espiões. Tanto suspense tem explicação: evitar que as concorrentes copiem idéias na última hora e garantir um pouco de surpresa para a avenida. "Se a gente mostra antes, não tem graça", dizia um dos funcionários da Pérola Negra, conhecido por Magrão.
Todos os carros da Pérola, assim como os da Vai-Vai e da X-9 Paulistana estavam completamente cobertos. Ontem, apenas a Império de Casa Verde, campeã do ano passado e quarta a desfilar amanhã, tinha todos os carros expostos na concentração. Mas, para fotografá-los, era preciso autorização. "É que pode vir alguém aqui dizendo que é da imprensa e ser de outra agremiação", disse um segurança contratado pela escola.
Como no ano passado, a Império colocou uma equipe de vigilância para permanecer 24 horas na concentração e, assim, evitar que seus carros, que vão ajudar a contar a história dos grandes impérios, sofram danos. A escola gastou cerca de R$ 2 milhões no desfile. Outras escolas, como a Tom Maior e a Peruche, tinham parte das alegorias cobertas e trabalhavam em outras. "Não podemos entregar o ouro ao bandido. Se a gente fala muito, os outros copiam", dizia Baixinho, integrante da Tom Maior que montava um carro repleto de relógios gigantes.
Terceira escola a entrar na avenida, ela falará sobre a luta de classes em uma apresentação que custou R$ 1,4 milhão. Raul Dias, carnavalesco da X-9 Paulistana, mostrou o clima que antecede o Carnaval 2007: "A escola vai estar luxuosa e surpreender. É só o que eu posso dizer".


Colaborou ALESSANDRA BALLES


Texto Anterior: Violência: Agressões a gays são investigadas
Próximo Texto: Após 3 Carnavais, atriz troca a Gaviões da Fiel pela Pérola Negra
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.