São Paulo, quarta, 15 de abril de 1998

Texto Anterior | Índice

IML apura falhas em autópsia de professora

CLAUDIA VARELLA
da Agência Folha, no ABCD

O Instituto Médico Legal do Estado abriu anteontem sindicância interna para apurar possíveis falhas na autópsia feita no corpo da professora Beatriz Junqueira da Silveira Santos no IML de São Bernardo (Grande São Paulo).
Segundo Paul Verduraz, 30, delegado-assistente do 3º DP de São Bernardo, o laudo da primeira autópsia constata que houve uma lesão pérfuro-contundente.
"Encontraram a lesão, mas não os estilhaços de chumbo do cartucho", disse Verduraz.
Beatriz foi morta na terça-feira da semana passada em São Bernardo com um tiro na nuca. Seu corpo foi encontrado no dia seguinte. A arma usada no crime foi uma espingarda cartucheira calibre 28, de cano serrado.
Após a exumação do cadáver, o IML de Jacareí (68 km a leste de São Paulo), onde a professora morava e foi enterrada, apontou a presença de chumbo na cabeça de Beatriz da Silveira Santos.
O diretor de clínica médico-legal do IML do Estado, Luiz Alex, disse ontem que o IML de São Bernardo não possui aparelho de Raio-X, o que teria impossibilitado constatar, por meio desse recurso, a presença do chumbo.
"Outro procedimento seria serrar o crânio do cadáver. Vamos investigar se houve falhas."
O diretor do IML de São Bernardo, João Ferreira de Castilho, disse, por meio de sua secretária, que só diretores do IML do Estado poderiam falar sobre o assunto.
O inquérito sobre o assassinato da professora foi encaminhado anteontem ao juiz-corregedor Antônio Maria Patino Zorz. Ele também é juiz de menores e juiz da Vara do Júri de São Bernardo.
O delegado Verduraz disse que o juiz deverá regularizar o mandado de prisão preventiva de Walter Alberto Aguiar Camacho, o "Português", 18, e o mandado de apreensão (porque ele é menor) de C.G.C., o "Xuxa", 16, acusados pelo crime. Depois, o promotor deverá se manifestar sobre o caso, oferecendo denúncia contra os acusados ou pedindo outras diligências, por exemplo.



Texto Anterior | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.