São Paulo, quinta-feira, 15 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Preto" é termo justificável para pesquisa, diz IBGE

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Em suas pesquisas sobre características da população brasileira, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) utiliza cinco categorias diferentes de raça ou cor -preta, parda, amarela, indígena e branca.
Diversos membros e simpatizantes do movimento negro são resistentes ao uso da categoria "preta". O IBGE afirma que não tem atribuições antropológicas e definiu as categorias para simplificar suas pesquisas socioeconômicas.
O órgão argumenta que, caso deixasse a opção de livre escolha ao entrevistado, apareceriam centenas de raças auto-declaradas. Dessa forma, ficaria inviável fazer recortes para cada uma das raças apontadas.
O IBGE afirma que não cabe a ele enumerar as raças no país, mas que busca estar próximo a um consenso diante da diversidade étnica. Além disso, as categorias tendem a ser revistas nos próximos anos, diz o órgão.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: 88% dos brasileiros são contra fumo em locais fechados, aponta pesquisa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.