São Paulo, sábado, 15 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para toxicologista, exame é preocupante

DA REPORTAGEM LOCAL

Antes de tomarem conhecimento dos resultados dos testes realizados pela Vigilância Sanitária e Cetesb, uma comissão de cinco moradores da Vila Carioca encontrou-se com o toxicologista Anthony Wong e uma comissão de vereadores da CPI municipal dos Postos de Combustível, na Câmara de São Paulo.
Na reunião, o toxicologista apresentou os resultados detalhados das análises realizadas por dois laboratórios particulares a respeito da saúde de um grupo de 28 moradores da vila, selecionados entre os que apresentaram mais problemas de saúde, como rinite, alergias e tremores.
O resultado dos testes, segundo Wong, foi "preocupante". Três pessoas apresentaram glóbulos brancos abaixo do normal no sangue, 22 registraram indicativos de lesões no fígado e oito tiveram maior concentração de chumbo nos cabelos do que o esperado.
Além disso, todas apresentaram traços de urânio nos cabelos. O estudo não revelou, contudo, se o tipo de urânio encontrado seria radioativo ou não.
Segundo Wong, a incidência da contaminação humana e os níveis de metais encontrados nos cabelos dos moradores estão acima da média de outros estudos epidemiológicos realizados na cidade.
Mas o médico procurou não alarmar os moradores. "Os níveis não indicam a existência de doenças, mas sim de exposição ao risco." Entretanto, Wong afirmou, em seguida, que "o quadro pode se agravar se não for tratado".
O presidente da CPI, Jooji Hato (PMDB), informou que irá solicitar ao governador Geraldo Alckmin (PSDB) que realize exames médicos no restante da população do bairro (estimada em 30 mil pessoas pelo Ministério Público do Estado).
O advogado da associação Reviva a Vila Carioca, Paulo Brasil, disse que pretende usar os exames na Justiça como indicativo da necessidade de a Shell indenizar ou tratar os moradores.
A empresa recusou-se a comentar o assunto. O gerente de instalações da Shell, José Cardoso Teti, afirmou que não conhece o método aplicado nos testes e, portanto, recusou-se a considerar os resultados apresentados nos exames extra-oficiais. (RE)


Texto Anterior: Outro lado: Shell diz que irá conferir resultado das análises
Próximo Texto: Empresa gastará R$ 25 mi em Paulínia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.