São Paulo, quinta-feira, 15 de junho de 2006

Texto Anterior | Índice

SISTEMA PRISIONAL

Presos rebelados mantêm seis reféns em Vila Velha

JOSÉ EDUARDO RONDON
DA AGÊNCIA FOLHA

Detentos de uma unidade prisional em Vila Velha, na região metropolitana de Vitória, se rebelaram na tarde de ontem após uma tentativa de fuga. Seis pessoas eram mantidas reféns até o início da noite. Um preso foi morto durante a rebelião, segundo a Secretaria da Justiça.
O motim começou por volta das 15h, depois de um grupo de presos tentar fugir. Eles fizeram seis reféns -quatro religiosos, uma assistente social e um agente penitenciário.
Até as 18h30, a secretaria não tinha divulgado os nomes dos reféns, informações sobre o estado de saúde deles e detalhes de como o detento havia sido morto. O órgão creditou a morte a ação de outros presos.
Com capacidade para abrigar 270 detentos, o presídio, denominado Casa de Passagem, contava com 741 presos antes do início do motim.
Policiais do BME (Batalhão de Missões Especiais) foram deslocados para o presídio e permaneciam no local até o início da noite. Uma equipe da Secretaria da Justiça negociava o término da rebelião.
Entre as reivindicações dos presos estavam assistência jurídica -para análise de processos dos apenados- e o retorno à Casa de Passagem de cinco detentos. Eles foram transferidos, há cerca de um mês, para a Superintendência da Polícia Federal, em Vila Velha.
A transferência deles ocorreu após investigações da polícia apontarem a participação do grupo na divulgação de ordens para a realização de ações criminosas na região metropolitana.


Texto Anterior: Obra no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto pode ser embargada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.