São Paulo, terça-feira, 15 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Há três semanas sem chuva, SP tem baixa umidade; estado é de atenção

Cidade teve umidade de 26% ontem; hoje, índice deve ficar em torno de 25%

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
DA AGÊNCIA FOLHA

Depois de mais de três semanas sem chuva, o clima em São Paulo entrou em estado de atenção ontem, atingindo umidade relativa mínima de 26%, segundo o distrito do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) no Estado.
O instituto prevê que a umidade hoje fique em torno dos 25% no Estado. A cidade de SP viveu o dia mais seco do ano na terça-feira passada, com 21%.
A situação é crítica quando o índice de umidade fica abaixo de 30%, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). Nesse caso, a organização recomenda não praticar atividades físicas entre as 11h e as 15h.
Entre 12% e 20% de umidade, a saúde pública entra em estado de alerta. Foi o caso de Campos do Jordão, que chegou a 17% de umidade relativa.
Essa semana será a mais seca do ano no país, segundo o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Ontem, às 15h, seis capitais brasileiras apresentavam índices abaixo de 30%, de acordo com o Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), do Inpe.
Segundo a médica Márcia Mallozi, coordenadora do ambulatório de alergia da Universidade Federal de São Paulo, é comum em todas as pessoas o sangramento nasal no inverno.
"É preciso hidratar essas mucosas: beber muita água, usar soro fisiológico no nariz e nos olhos e aumentar a umidade do ambiente", afirma a médica.


Texto Anterior: Foco: Marinha quer adaptar a lei seca para lanchas e demais embarcações
Próximo Texto: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.