São Paulo, terça-feira, 15 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CULTURA

Conselho diz hoje se capoeira vira patrimônio

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A capoeira deve passar a ser considerada hoje como Patrimônio Cultural Brasileiro. Para ganhar o título, é preciso que o pedido de registro como bem imaterial feito pelo Ministério da Cultura e pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) seja aprovado por conselho do instituto que se reúne hoje em Salvador.
Apesar de não estar confirmado, o registro já tem festa preparada, com eventos de capoeira no teatro Castro Alves, centro de Salvador, e exposição sobre o tema com pinturas, esculturas e outras manifestações artísticas.
Junto à proposta de registro, foram encaminhadas recomendações para a manutenção da capoeira -plano de previdência especial para os mestres, estabelecimento de um programa de incentivo da capoeira no mundo e criação de centro de referência.
Mais que ajuda financeira, o título de patrimônio brasileiro serve para valorizar a manifestação, afirma Juca Ferreira, secretário-executivo do Ministério da Cultura.
"Essa é uma atividade que se realiza em mais de 100 países e caminhou com suas próprias pernas. Agora ela passa a ser reconhecida como uma manifestação importante", disse. (JOHANNA NUBLAT)


Texto Anterior: Livro-caixa: Pagamentos constam em relatórios
Próximo Texto: Comemoração: Theatro Municipal do Rio faz 99 anos com reforma de R$ 50,2 mi
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.