São Paulo, terça-feira, 15 de agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

EDUCAÇÃO
PT é contrário a projeto de lei que prevê reserva de vaga em universidade do Rio
O PT tomou posição contrária ao projeto de lei proposto pelo governo do Rio que prevê a reserva de 50% das vagas nas duas universidades estaduais para estudantes de escolas públicas.
A votação foi marcada para hoje na Assembléia Legislativa, mas o partido vai entrar com um pedido de diligência para adiar o prazo da votação.
Na reunião promovida ontem na Assembléia para debater o assunto, apenas quatro dos 70 deputados estiveram presentes. Além dos deputados, compareceram também representantes dos estudantes, do Ministério da Educação, das universidades e de entidades docentes.
O líder do PT na Assembléia, Paulo Pinheiro, acha que algumas questões devem ser debatidas antes da aprovação. "Não precisamos votar isso com a urgência que o governo está querendo, não tem razão para isso."
Para Pinheiro, aprovar o projeto da forma que está pode implicar o surgimento do que ele chama de "estudantes-laranja".
Ele se refere a alunos de classe média que fazem cursos particulares preparatórios para o vestibular e que poderiam se matricular em escolas públicas para se beneficiar da legislação.
Paulo Melo, líder do PSDB na Assembléia, diz que isso seria o mesmo que mães de classe média registrarem seus filhos com outros nomes para se beneficiar do auxílio-maternidade. "Essa é a mente psicótica do PT."
Para a reitora da Uerj (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), Nilcéa Freire, o projeto está "meio capenga" e, se aprovado, poderia provocar um grande índice de evasão, já que muitos alunos não estariam capacitados para acompanhar certos cursos. "Não basta colocar o estudante dentro da universidade. Temos é que prover condições de permanência dele, dando um suporte acadêmico", disse ela.
(FREE-LANCE PARA A FOLHA)


Texto Anterior: Proposta da Saúde prevê que planos reembolsem gastos com remédios
Próximo Texto: Peça de avião cai sobre garagem de casa
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.