São Paulo, quarta-feira, 15 de agosto de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Internos se rebelam na Febem Tatuapé

DO "AGORA"

Os adolescentes internados na unidade Tatuapé da Febem (Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor) rebelaram-se na madrugada de ontem.
Durante cinco horas, os internos arrebentaram e queimaram a maior parte da ala 19, tomaram conta do telhado e incendiaram cobertores e colchões.
A unidade do Tatuapé (zona leste de São Paulo) abriga cerca de 1.300 menores em 13 alas.
A confusão começou por volta de 0h30 de ontem, após uma briga na ala 19, onde estão 90 menores detidos por crimes graves. Segundo a PM, não houve reféns.
A situação ficou fora de controle. Os rebelados estouraram paredes, incendiaram o andar térreo e tomaram conta do telhado, reclamando de supostos maus-tratos por parte dos monitores. Os bombeiros foram chamados para apagar os focos de incêndio.
Os blocos e pedaços de telha arrancados e jogados do telhado cobriram todo o vão entre a ala e uma das grades que isolam o prédio. Em volta dos colchões e cobertores pegando fogo, os garotos rebelados chegaram até a fazer um batuque, com direito a pandeiro e cavaquinho.
A rebelião pode ter começado devido à revolta dos menores com a apreensão de drogas e bebidas alcóolicas, ocorrida anteontem.
Quem comandou as negociações foi o gerente de segurança da unidade, Marcos Alcântara.
Pouco antes de 6h, a maioria dos rebelados já tinha se entregado e a confusão terminou.
Pelo menos 40 menores escalaram o muro do pátio e se entregaram após descer por um vão, aberto à força na grade. (EMERSOM SATOMI)



Texto Anterior: Dois menores participam de assalto em SP
Próximo Texto: Justiça libera P., 12, que furtou ônibus
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.