São Paulo, domingo, 15 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Infratora pede para "quebrar galho"

DA REPORTAGEM LOCAL

O agente vistor Sérgio Cocurutto, da Subprefeitura de Pinheiros (zona oeste de São Paulo), trabalha há cerca de 30 anos fiscalizando obras, imóveis e estabelecimentos comerciais. Ele afirma que a reação dos donos de estabelecimentos, quando recebem a visita do fiscal, é imprevisível.
"A primeira visita normalmente ocorre sem problemas, mas quando [o infrator" percebe que vai complicar, ele se transforma", disse o agente.
No dia 5 deste mês, a reportagem da Folha acompanhou as cinco visitas realizadas por Cocurutto durante a manhã. Dois imóveis estavam dentro da lei, outros dois foram considerados irregulares e o quinto não foi avaliado porque estava vazio.

Recusa
Nos dois lugares em que havia irregularidade, os infratores insistiram para que não houvesse notificação e um deles chegou a se recusar a receber o documento.
Na rua Japiaçóia, no Alto de Pinheiros, Cocurutto foi checar se um comércio lacrado no dia anterior estava cumprindo a notificação de fechamento.
Mal o carro da prefeitura parou em frente à casa -uma associação que intermedeia venda de produtos-, a proprietária, muito nervosa, atravessou a rua para conversar com ele. "Não poderia quebrar o galho?", disse ela, que não quis se identificar.
Após uma discussão, a proprietária se recusou a receber a notificação de descumprimento da determinação da prefeitura, mas após a insistência de Cocurutto, aceitou pegar o papel.
Já na rua Sarita Cyrillo, no Jardim Paulista, onde foi checar denúncia de obra irregular, o fiscal foi bem recebido pelo mestre-de-obras José Silva de Souza, 43, que mostrou, sem resistência, todas as documentações. "Aparentemente, está tudo em ordem", disse Cocurutto, que não notificou o proprietário do imóvel.


Texto Anterior: "Aumentar fiscais não é solução"
Próximo Texto: Trânsito: Código não pune culpado de morte com prisão em SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.