São Paulo, terça-feira, 15 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Uso de celular é proibido em escolas municipais

Pela lei, nem mesmo a opção "vibracall" pode ser usada

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

De uso restrito nas escolas estaduais de São Paulo desde o ano passado, o celular está proibido agora nas salas de aula da rede municipal. A lei especifica que os aparelhos só podem ser usados durante os intervalos das aulas.
A mesma lei -publicada no último sábado no "Diário Oficial" e em vigor desde ontem-, que já restringia o uso por quem frequenta teatros e bibliotecas, por exemplo, também proíbe a opção "vibracall".
Nos colégios particulares, porém, o rigor no uso do celular já faz parte do cotidiano dos alunos. No Arquiodiocesano, na Vila Mariana, onde a orientação é que o telefone fique desligado durante as aulas, nem a função de calculadora é permitida. No recreio, nos intervalos e nos corredores o uso é livre.
"É claro que sempre há quem desobedeça. Nesse caso, uma conversa, uma advertência ou um pedido de desculpas resolvem", diz Ascânio João Sedrez, diretor educacional da escola.
O mesmo acontece no colégio Rio Branco, em Higienópolis, onde, segundo a diretora Esther Carvalho, difícil mesmo é "cortar o cordão umbilical" dos alunos mais novos sem desagradar os pais. "Houve um caso em que uma mãe chegou a ligar para o filho diretamente, durante as aulas. É delicado estabelecer regras nesses casos."
O colégio Bandeirantes, na Vila Mariana, além de orientar que os aparelhos fiquem desligados, pede que os alunos os deixem com os fiscais em dias de prova para evitar fraudes.
Essas orientações não evitam situações como a que ocorreu no último sábado, no Arquidiocesano. Um aluno fotografou a lousa com o celular e usou os dados da foto para colar na prova. Para o diretor, o caso é mais curioso do que propriamente uma novidade. "São apenas transgressões antigas com artifícios novos." (TAI NALON)


Texto Anterior: Há 50 Anos
Próximo Texto: Usuários reclamam de novo posto do Detran em SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.