São Paulo, terça, 15 de setembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TREINAMENTO
Tropa de 300 homens vai procurar 'perdidos' na Tijuca
Bombeiros farão simulado de salvamento em floresta no RJ

da Sucursal do Rio

Uma tropa de 300 homens do Corpo de Bombeiros ocupará a floresta da Tijuca (zonas norte e sul do Rio) a partir das 9h de quinta-feira à procura de três excursionistas perdidos.
Será uma ação simulada, mas com o máximo de veracidade, de acordo com o coronel Marcos Silva, comandante do Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente do Corpo de Bombeiros.
A operação está sendo considerada a maior já montada no Rio para a busca de pessoas perdidas na mata. As equipes terão o apoio de um helicóptero da Polícia Civil e de seis motocicletas.
Na madrugada de quinta-feira, três homens -possivelmente bombeiros- entrarão na floresta com a tarefa de se esconder das equipes de busca, que começarão a trabalhar cerca de dez horas depois. Esses homens não ficarão juntos -cada um irá para um local diferente da mata.
O acampamento que servirá como posto avançado das buscas será instalado na praça do Bom Retiro, um dos pontos mais conhecidos do Parque Nacional da Tijuca.
Haverá duas ambulâncias e um mini-hospital no acampamento. A Defesa Civil da Prefeitura do Rio participará com 15 homens de seu departamento florestal. Trinta montanhistas do Corpo de Bombeiros também estarão nas buscas.
Com 3.200 hectares, o Parque Nacional da Tijuca é o mais frequentado pelos excursionistas no Rio. Muitos deles entram nas trilhas da floresta sem guias e acabam perdidos. "Só este ano já estivemos pelo menos dez vezes na floresta para operações de salvamento", disse o comandante.
(SERGIO TORRES)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.