São Paulo, terça, 15 de setembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Droga causou saída de grupo

da Reportagem Local

A ex-namorada de Rafael Ilha atribui às circunstâncias em que ele foi preso a um "problema emocional".
"Ele era um dependente químico e estava sujeito a recaídas. Mas posso garantir que ele é uma pessoa excepcionalmente bondosa. Sempre foi muito doce comigo durante todo o tempo em que vivemos juntos", diz Ana Márcia Freitas, 24, que trabalha como produtora do programa Ratinho, da rede SBT.
Ela conta que quando o conheceu, em 94, Rafael já não estava mais envolvido com drogas. "Ele saiu do Polegar por causa de drogas, mas já tinha superado os problemas."
Durante os quase quatro anos de convivência, Ana Márcia presenciou algumas recaídas de Rafael. "Ele tinha crises de ansiedade, às vezes. Nessas horas a gente conversava. Ele sempre superou essas crises. Era uma pessoa que queria superar o passado."
No período em que os dois moraram juntos -praticamente os quatro anos de relacionamento- Rafael costumava fazer trabalhos de locução. "Ele tem amigos em estúdios. Trabalhava como locutor de comerciais."
O ex-companheiro de grupo Alan Frank, conta como percebeu que Rafael estava envolvido com drogas. "A gente era como uma família. Aí ele começou a ficar sonolento e a atrasar nos shows e ensaios. Antes era normal, alegre."
Alan conta que, certa vez, a mãe de Rafael procurou o apresentador Gugu Liberato para pedir ajuda. "O Gugu pagou um tratamento em uma clínica de recuperação e disse que o Rafael só poderia voltar para o grupo depois que se recuperasse. Nunca voltou."
O último contato de Alan com Rafael ocorreu há cerca de seis meses. "Ele me telefonou e disse que estava feliz porque estava sóbrio. Ele estava frequentando a Igreja Messiânica e parecia muito bem por estar limpo."
Na opinião da empresária Irany Marques Rosalino, o problema com drogas piorou depois que ele terminou o namoro com Cristiana Oliveira. "Ela tentou ajudá-lo, mas acho que a relação ficou desgastada por causa do disso."
As drogas eram motivo de preocupação para a família, diz Irany. "A mãe está muito abalada e não quer falar com ninguém. Ela quer mandar Rafael para uma clínica, mas não tem dinheiro."
O apresentador Gugu Liberato atribuiu a prisão de Rafael a "problemas emocionais" e a alguma "dificuldade" por que o rapaz estaria passando. A informação foi transmitida por meio de sua assessoria. Gugu também disse ter ajudado Rafael duas vezes. (MAv)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.